quarta-feira, 20 de agosto de 2008

MAÇONARIA - ORIGENS INICIÁTICAS - 6.3 - O EGITO - ENSINAMENTOS ESOTÉRICOS

MAÇONARIA
ORIGENS INICIÁTICAS

6.3
O EGITO
ENSINAMENTOS ESOTÉRICOS

Os egípcios realizavam curas pelo magnetismo ou pela sugestão, conheceram os fenômenos psíquicos.
Sabiam que o ser humano se compõe de três partes: o espírito, o corpo e o duplo, que é o intermediário entre os dois primeiros elementos.
Pode-se supor que o Egito, como a China e a Índia, tinha, ao lado desta bagagem científica, um outro ensinamento menos publicamente espalhado, uma doutrina secreta revelada exclusivamente aos adeptos?
Dada a mais alta antiguidade dos documentos egípcios não é surpreendente que a sua interpretação nos escape em parte.
As obras atribuídas aos iniciados que, por causa de sua iniciação, recebiam um nome divino e o conjunto nos é conhecido sob o nome de Hermes Trismegisto.
Temos também, nas obras de Plutarco, um tratado de Isis e Osíris, que nos revela uma parte de seus mistérios. Porém, como tudo isso é posterior à grande época iniciática! Não sendo senão lendas, muitos séculos depois, e é ai então que é preciso fazer uma idéia de toda a antiguidade.
O Egito antigo é para nós uma descoberta toda nova. Só depois de algum tempo que os hieróglifos entregaram os seus segredos à ciência européia. Está-se no direito de perguntar se este segredo foi entregue inteiramente e é mesmo permitida a dúvida. Sobre muitos textos, a interpretação dos egiptólogos mais eruditos varia singularmente de um sábio para outro.
Certamente, a linguagem sagrada e secreta dos epoptas é pouco legível e eles acumularam as dificuldades que retardam a descoberta. Mas os trabalhos continuam e cada ano nos entrega monumentos novos, que farão saltar da sombra dos sepulcros uma luz brilhante.
Pode-se esperar tudo do futuro, mas não nos é possível presumir coisa alguma de um domínio como é este trabalho.
Ora, resulta dos monumentos escritos como obras de arte do antigo Egito que os iniciados daquele tempo tinham profundo conhecimento no que concerne aos mais poderosos segredos da natureza física e que os adeptos eram dotados de poderes de que se orgulharia, com justo título, um psiquista da nossa época.

Site maçônico (www.pedroneves.recantodasletras.com.br)

Nenhum comentário: