quinta-feira, 10 de abril de 2008

MAÇONARIA - APRENDER E ASSIMILAR

MAÇONARIA
APRENDER E ASSIMILAR

“Aquele que busca a aprendizagem crescerá a cada novo dia” (Lao Tse) – O Tao da Física – Fritjof Capra, pág 38 – 28ª Ed. Cultrix.
“O livro é uma máquina infernal capaz de produzir significações” Merleau Ponty.
O que é escrever? “É apanhar as palavras em estado selvagem” (Sartre).
A leitura de artigos sobre o tema nos periódicos selecionados pode levar a mudanças na escolha feita e, precisa ser desenvolvido buscando-se um equilíbrio entre familiarizar-se com o que já foi investigado e manter uma certa originalidade. É preciso ler criticamente, buscando observar uma certa independência de pensamento e uma visão ampla do que esta sendo estudado. Vale ainda o conselho que é dado por Francis Bacon “Leia, não para contradizer ou negar, ou negar, nem para acreditar ou aceitar sem crítica... mas, para pesar e refletir”.
As Lojas maçônicas eram livres, isto é, não pertenciam a um poder central.
Guildas = Associações, Sindicatos.
As Tavernas:
1ª ) The Goose and Gridiron ( o ganso e a grelha), hoje (Lodge of Antiquity nº 2).
2ª ) The Crown ( coroa ), não mais existe.
3ª ) The Apple Tree ( a macieira), hoje (Lodge of Fortitude and Old Cumberland nº 12.
4ª ) The Runner and the Grapes ( a taça de uvas), hoje (Royal Samerset House and Invernees Lodge nº 4.
Não existiam templos, as reuniões eram nas tabernas e nos adros das igrejas.
Com isto, Vamos pesar e refletir os Landmarks?
Albert Mackey, e outros tentaram durante anos implantar os seus Landmarks, houve várias proposições em números variáveis de quantidade, e finalmente se estabeleceu que seriam XXV, conforme Mackey.
Foram criados conforme os costumes de uma época, em um país onde imperava o Rei, logo, não era uma democracia.
Em seus itens, diz: O processo de reconhecimento é inquestionável, onde esta escrito nas leis maçônicas que a Grande Loja da Inglaterra é que pode dar reconhecimento? Quem lhe deu tais poderes? A prerrogativa de se criar maçons pela livre vontade, isto é normal? As lojas só podem funcionar regularmente na presença do Venerável e dos Vigilantes, a ausência do Venerável a torna irregular? Isto pode ser questionado? A visitação é um direito dos maçons. As lojas são independentes. Será? A Grande Loja da Inglaterra quis impor a presença da bíblia, o que não foi aceito pela França e outros países, que desejavam adotar o livro sagrado de cada um deles ou o que cada maçom respeitasse, isto é que torna a maçonaria universal.
E por último, a inalterabilidade, de todos artigos anteriores. A maçonaria é a busca constante da verdade, não devemos aceitar que artigos produzidos há dois séculos atrás, não possam ser alterados conforme os usos e costumes do nosso século. A maçonaria não é propriedade da Grande Loja da Inglaterra, ela é propriedade de homens que são livres e que sejam de bons costumes. Existem maçons que passaram pela iniciação, mas, jamais foram iniciados, são profanos de avental, apenas passaram pela iniciação, mas, no mundo profano temos muitos maçons, é necessário buscá-los.
PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33
PÉRICLES NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33
SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br

Nenhum comentário: