MAÇONARIA
22
A PRÁTICA DA MAÇONARIA E O PRECONCEITO
Ainda existe confusão ao conceituar o que é a prática da maçonaria.
A maçonaria está confundindo sua prática com a ritualística. As Lojas Maçônicas, quando em reunião, estão praticando apenas a ritualística, ou seja, executando o desenvolvimento dos rituais dos diversos ritos existentes.
Poucas lojas durante as práticas das ritualísticas conseguem transmitir conhecimentos filosóficos mais aprofundados, o que torna invariavelmente, as reuniões monótonas, e cansativas, não existindo satisfação e proveito.
O maçom tem que ter muita força de vontade para superar tudo isso, e buscar o conhecimento pelo processo de pesquisa e estudo, o que o torna um autodidata. Quem não procura aprender através de seus próprios esforços, dificilmente obtém conhecimento e sabedoria.
A prática da maçonaria não acontece dentro de Loja, ela acontece do lado de fora, no dia a dia do mundo profano.
O aprendizado do conhecimento e obtenção de sabedoria é de foro íntimo, onde cada irmão procura a sua evolução por si mesmo. É dito que quando o discípulo está pronto, o mestre aparece, e o mestre aparece quando fazemos despertá-lo em nosso interior. Não adianta buscar o conhecimento e não praticá-lo.
A prática da maçonaria é de trabalho em grupo, e como foi dito, não é feita dentro de Loja, que geralmente se transforma em uma reunião social, sem maiores objetivos.
Na constante busca pela luz, temos que ter consciência que para encontrá-la, o nosso coração deve estar acesso e receptivo.
Na prática do ritual maçônico estamos perdendo o que é essencial, estamos praticando a fraternidade pela metade, hoje o que mais importa é saber a qual potência ou obediência pertencem os irmãos, não importa que eles também estejam em busca de conhecimento e luz. Os ensinamentos da filosofia maçônica devem ser exercidos e praticados em favor dos menos favorecidos. É quando estamos do lado de fora do templo que temos o dever de colocar em prática, as virtudes que procuramos obter, só então, entenderemos o significado da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Quando alguma Loja impede acesso em suas reuniões de irmãos de uma ou outra potência ou obediência, elas só estão impedindo a participação nos trabalhos ritualísticos, pois, como se deve saber a maçonaria não tem proprietários, não se sabe de alguém que tenha depositado nas mãos de qualquer pessoa uma chave ou mesmo um título de propriedade da sublime instituição, ninguém tem condições de impedir a prática da maçonaria fora dos templos, aliás, é melhor que não se participe de uma reunião com aqueles que se dizem irmãos, mas possuem mentalidade tão atrasada e que só demonstram desconhecer totalmente o que seja Liberdade, Igualdade e Fraternidade, aquilo que pregam e divulgam só consta nos discursos oficias, não existe a sua verdadeira prática, não tendo portando nada de positivo a acrescentar para o engrandecimento da maçonaria. Desconhecem o grande ensinamento cristão “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, FORMAI UMA ÚNICA FAMÍLIA, SEJAM TODOS IRMÃOS”.
O preconceito utilizado na maçonaria mostra a pequenez de administrações mal preparadas para gerir a maçonaria, eles desconhecem o que seja maçonaria universal; o valor dos vários ritos existentes; a existência de outras potências e obediências que praticam a verdadeira maçonaria; eles não sabem o significado da palavra, Irmão. Eles podem ser tudo e qualquer coisa na vida, mas não podem dizer que sejam irmãos.
A ausência de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, gera o fanatismo, a ignorância e a superstição, que por sua vez, causam o preconceito. Então, surgem a brigas, ofensas, desarmonias entre potências e obediências.
Os ensinamentos maçônicos preconizam a busca constante da verdade, como procurá-la onde existe o preconceito?
A filosofia de vida e conhecimento maçônico veio até nós, através dos tempos, é o somatório da sabedoria de outras instituições e que nos foram passados gratuitamente por gerações passadas que desconheciam o termo preconceito.
“O pior cego e aquele que não quer enxergar”, o pior maçom é aquele que não conhece as origens da maçonaria e não sabe quando e onde praticar a maçonaria, não está preparado para utilizar a palavra Irmão.
Existem vários caminhos que levam ao aperfeiçoamento maçônico, e não apenas dois ou três como querem fazer crer alguns insensatos “irmãos”.
O verdadeiro maçom não pode ter preconceito de raça, cor ou religião, o conhecimento é uma necessidade para a prática da maçonaria, a busca da sabedoria e o aperfeiçoamento espiritual. A disputa pelo poder nos afasta de nossos objetivos. Vemos hoje a formação de grupos para-maçônicos, academias, associações, museus, e até mesmo fundações, que só fazem aumentar o preconceito entre irmãos, a fraternidade é desconhecida, fecham-se em grupos de potências ou obediências, devem se sentir com grande orgulho, os eleitos pelo Grande Arquiteto do Universo para serem os donos da luz. A luz está à disposição de todos, receber esta luz e retê-la, significa perdê-la.
Só quando o nosso autoconhecimento estiver completo, teremos condições de abrir os véus que nos impedem de ver a verdadeira universalidade, então, não haverá mais as ditas potências ou obediências, só então, poderemos afirmar com convicção que nos reconhecemos como irmãos, e que a Maçonaria é Universal.
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sábado, 11 de setembro de 2010
terça-feira, 31 de agosto de 2010
MAÇONARIA - ORIGENS INICIÁTICAS - 21.2 - OS HERMETISTAS - OS ROSA CRUZES - 2ª PARTE
MAÇONARIA
ORIGENS INICIÁTICAS
21.2
OS HERMETISTAS – OS ROSA CRUZES
2ª PARTE
Ao se ler a Divina Comédia basta ver a descrição do Paraíso como fez Dante, para ver que ela corresponde ao simbolismo rosacruciano.
“A rosa, que foi sempre o emblema da beleza, da vida, do amor e do prazer – diz Eliphas Levi – exprimiu misticamente todos os protestos manifestados no Renascimento... Reunir a rosa à cruz, tal era o símbolo da alta iniciação.
Apesar dos livros públicos, os Rosa Cruzes não dizem o que poderiam dizer; deixam na sombra o que eles querem guardar segredo.
No “Au seuil Du Mistère”, Stanilas de Guaita reproduz e estuda o prefácio do curioso “Zanoni”, romance iniciático de autoria de Bulwer Lytton, dizendo: “Zanoni é um grande livro de revelações e arcanos. Sob um véu de ofuscante fantasia, o autor apresenta tradições secretas da Rosa Cruz e até ao longínquo depósito das fraternidades mais antigas e ocultas ainda, cuja Ordem instituída por Rosencreutz não é senão o último prolongamento.” (Au Seuil Du Mistère, 1915, pág. 179).
Bulwer Lytton diz, aliás, no prefácio, que seu livro não é uma fantasia a não ser para aqueles que são capazes de ver apenas um romance interessante: “Verdade para aqueles que sabem compreender, extravagante para qualquer outro.” Zanoni é a história de um profano, Clarêncio Glyndon, que quer tornar-se adepto e que não sabe merecer esta glória pela obediência necessária a toda iniciação.
É necessário multiplicar as experiências iniciáticas sob o passo do neófito, de tal maneira que, coloca em condições violentas, deixa subitamente aparecer sob a influência do perigo ou da tentação, estes abismos secretos da alma, que dissimulam muitas vezes sob as mais graciosas aparências. É preciso que o futuro adepto aprenda que, quando vier a ser senhor de seus desejos e de suas afeições, em vez de ser governado por eles, pode entrar novamente na vida normal; os pensamentos que a iniciação terá feito nascer nele dominarão sempre todos os outros e as mais caras preocupações.
A alegoria da montanha que conduz ao templo sustentado por sete colunas como um Tesouro inapreciável. A ascensão simboliza a necessidade para o adepto de se elevar acima da matéria, subir a escarpa áspera para deixar as profundezas terrestres e viver na luz pura do infinito. É uma montanha rodeada de animais cruéis e aves de rapina que tornam o caminho difícil e perigoso; só aqueles que trabalham por si mesmos podem encontrá-la. Nesta montanha estão ocultos grandes tesouros. E qual tesouro é maior e mais precioso do que a iniciação? O que devemos vencer são estas ambições e paixões figuradas aqui pela terrível fauna de animais cruéis e aves de rapina que rodeiam a santa montanha. Devemos ser vitoriosos diante de todas as águias e de todos os dragões das nossas paixões mortais, antes de tocarmos o ouro solar.
Os próprios primeiros sucessos que podemos alcançar não devem produzir um orgulho insólito. E todos aqueles que começam a tocar a obra iniciática são sempre tentados a acreditar-se um super homem, destacado da humanidade e superior às suas leis.
Eis aí um perigo terrível, porque a queda é mortal e, para o vaidoso que se julgue mestre, como aconteceu ao desobediente Glyndon, o encontro com o Guarda do Limiar ameaça lançá-lo no desespero, na loucura e na morte.
Só terminam a ascensão aqueles que trabalham por si mesmos. Efetivamente, coloca-se o futuro na senda, mas cada um deve fazer o seu caminho com seus riscos e perigos.
É o discípulo que tem o dever de se fazer, de se aperfeiçoar, de adquirir qualidades necessárias à sua iniciação. Estar pronto para o aparecimento do guia, do mestre interior.
É um segredo que está conhecido, e o segredo da montanha está também muito próximo da mão, mas é preciso ir à sua procura por si mesmo; é preciso compreendê-lo sem apoio.
Ireis a esta montanha por uma noite muito sombria e negra. Certamente, os segredos iniciáticos não são para aqueles que procuram brilhar, mas para aqueles que pedem à meditação, as suas luzes interiores, e elas não brilham na claridade e no tumulto da jornada. Não será nas vãs agitações do mundo que podereis tomar consciência do maravilhoso fim perseguido.
É preciso estar preparado por longas preces, mas não é útil pedir conselho a nenhum homem.
Aquele que tem a proteção divina, que tem feito por se tornar digno e que, não obstante, tem humilde e longamente pedido, que seriam os conselhos humanos?
O que é preciso é fazer-se a si mesmo, no profundo silêncio, na paz absoluta de todos os desejos e de todas as paixões. Vosso guia o conduzirá à meia noite, quando tudo estiver silencioso e sombrio; tomai coragem e dirigi-vos a Deus. É somente no absoluto recolhimento, quando todos os ruídos forem mortos em vós e em torno de vós, que ousareis tentar a divina aventura.
Segui somente o guia que se vos oferecer.
Vossa razão vos guiou até aqui, e é ela que vos mostrou a excelência desta iniciação tão desejada.
Mas, quando estiverdes na senda, um guia vos oferecerá e é ainda vossa razão, mas uma razão superior, uma intuição sublime que vos fará atingir ao cume desejado.
Ainda sentireis o coração apertado de medo. Mas, se vos puserdes de acordo com as harmonias superiores, quem poderia atentar contra a vossa serenidade?
Caminhai, pois, apesar de vossos receios, sobre a senda que sobe para o ideal enfim conquistado.
Então, vereis grandes coisas. O sopro divino, como um vento impetuoso, fará voar os rochedos em clarões. As vossas antigas concepções fremirão diante da luz ofuscante.
Serás surpreendido, mas não cedereis a esta surpresa. Não voltareis para trás. O novo dia surgirá.
Uma grande tempestade e um tremor de terra destruirão em vós e em torno de vós, tudo o que restava das vossas antigas idéias, mas o grande fogo do entusiasmo de intuição superior irá subitamente engrandecer diante de vós e encontrareis de repente o tesouro que procuráveis.
A estrela da manhã aparecerá; depois virá a aurora e possuireis este tesouro que tanto desejáveis.
Das vossas meditações profundas, como uma noite sem estrelas, surgirá esta flama que abrasa todo o horizonte, e todas as vossas cargas, passadas subitamente, parecer-vos-ão leves.
É que o tesouro está em vós; não o soubestes ver, que coisa alguma o tinha feito sentir e que, subitamente, iluminado pela claridade triunfante de uma estrela flamejante que não se levanta, a não ser na solidão, tereis encontrado em vós mesmos um reflexo do poder de Deus, um tesouro de forças e possibilidades que vos elevarão acima de vossas mais soberanas esperanças. As sucessivas iniciações nos graus da Rosa Cruz mostram tudo isso.
Que é que governa os homens? Que é que ofusca o mundo com o seu fausto, quando se sabe ser uma parcela de Deus, participando de sua glória e de seu poder?
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ORIGENS INICIÁTICAS
21.2
OS HERMETISTAS – OS ROSA CRUZES
2ª PARTE
Ao se ler a Divina Comédia basta ver a descrição do Paraíso como fez Dante, para ver que ela corresponde ao simbolismo rosacruciano.
“A rosa, que foi sempre o emblema da beleza, da vida, do amor e do prazer – diz Eliphas Levi – exprimiu misticamente todos os protestos manifestados no Renascimento... Reunir a rosa à cruz, tal era o símbolo da alta iniciação.
Apesar dos livros públicos, os Rosa Cruzes não dizem o que poderiam dizer; deixam na sombra o que eles querem guardar segredo.
No “Au seuil Du Mistère”, Stanilas de Guaita reproduz e estuda o prefácio do curioso “Zanoni”, romance iniciático de autoria de Bulwer Lytton, dizendo: “Zanoni é um grande livro de revelações e arcanos. Sob um véu de ofuscante fantasia, o autor apresenta tradições secretas da Rosa Cruz e até ao longínquo depósito das fraternidades mais antigas e ocultas ainda, cuja Ordem instituída por Rosencreutz não é senão o último prolongamento.” (Au Seuil Du Mistère, 1915, pág. 179).
Bulwer Lytton diz, aliás, no prefácio, que seu livro não é uma fantasia a não ser para aqueles que são capazes de ver apenas um romance interessante: “Verdade para aqueles que sabem compreender, extravagante para qualquer outro.” Zanoni é a história de um profano, Clarêncio Glyndon, que quer tornar-se adepto e que não sabe merecer esta glória pela obediência necessária a toda iniciação.
É necessário multiplicar as experiências iniciáticas sob o passo do neófito, de tal maneira que, coloca em condições violentas, deixa subitamente aparecer sob a influência do perigo ou da tentação, estes abismos secretos da alma, que dissimulam muitas vezes sob as mais graciosas aparências. É preciso que o futuro adepto aprenda que, quando vier a ser senhor de seus desejos e de suas afeições, em vez de ser governado por eles, pode entrar novamente na vida normal; os pensamentos que a iniciação terá feito nascer nele dominarão sempre todos os outros e as mais caras preocupações.
A alegoria da montanha que conduz ao templo sustentado por sete colunas como um Tesouro inapreciável. A ascensão simboliza a necessidade para o adepto de se elevar acima da matéria, subir a escarpa áspera para deixar as profundezas terrestres e viver na luz pura do infinito. É uma montanha rodeada de animais cruéis e aves de rapina que tornam o caminho difícil e perigoso; só aqueles que trabalham por si mesmos podem encontrá-la. Nesta montanha estão ocultos grandes tesouros. E qual tesouro é maior e mais precioso do que a iniciação? O que devemos vencer são estas ambições e paixões figuradas aqui pela terrível fauna de animais cruéis e aves de rapina que rodeiam a santa montanha. Devemos ser vitoriosos diante de todas as águias e de todos os dragões das nossas paixões mortais, antes de tocarmos o ouro solar.
Os próprios primeiros sucessos que podemos alcançar não devem produzir um orgulho insólito. E todos aqueles que começam a tocar a obra iniciática são sempre tentados a acreditar-se um super homem, destacado da humanidade e superior às suas leis.
Eis aí um perigo terrível, porque a queda é mortal e, para o vaidoso que se julgue mestre, como aconteceu ao desobediente Glyndon, o encontro com o Guarda do Limiar ameaça lançá-lo no desespero, na loucura e na morte.
Só terminam a ascensão aqueles que trabalham por si mesmos. Efetivamente, coloca-se o futuro na senda, mas cada um deve fazer o seu caminho com seus riscos e perigos.
É o discípulo que tem o dever de se fazer, de se aperfeiçoar, de adquirir qualidades necessárias à sua iniciação. Estar pronto para o aparecimento do guia, do mestre interior.
É um segredo que está conhecido, e o segredo da montanha está também muito próximo da mão, mas é preciso ir à sua procura por si mesmo; é preciso compreendê-lo sem apoio.
Ireis a esta montanha por uma noite muito sombria e negra. Certamente, os segredos iniciáticos não são para aqueles que procuram brilhar, mas para aqueles que pedem à meditação, as suas luzes interiores, e elas não brilham na claridade e no tumulto da jornada. Não será nas vãs agitações do mundo que podereis tomar consciência do maravilhoso fim perseguido.
É preciso estar preparado por longas preces, mas não é útil pedir conselho a nenhum homem.
Aquele que tem a proteção divina, que tem feito por se tornar digno e que, não obstante, tem humilde e longamente pedido, que seriam os conselhos humanos?
O que é preciso é fazer-se a si mesmo, no profundo silêncio, na paz absoluta de todos os desejos e de todas as paixões. Vosso guia o conduzirá à meia noite, quando tudo estiver silencioso e sombrio; tomai coragem e dirigi-vos a Deus. É somente no absoluto recolhimento, quando todos os ruídos forem mortos em vós e em torno de vós, que ousareis tentar a divina aventura.
Segui somente o guia que se vos oferecer.
Vossa razão vos guiou até aqui, e é ela que vos mostrou a excelência desta iniciação tão desejada.
Mas, quando estiverdes na senda, um guia vos oferecerá e é ainda vossa razão, mas uma razão superior, uma intuição sublime que vos fará atingir ao cume desejado.
Ainda sentireis o coração apertado de medo. Mas, se vos puserdes de acordo com as harmonias superiores, quem poderia atentar contra a vossa serenidade?
Caminhai, pois, apesar de vossos receios, sobre a senda que sobe para o ideal enfim conquistado.
Então, vereis grandes coisas. O sopro divino, como um vento impetuoso, fará voar os rochedos em clarões. As vossas antigas concepções fremirão diante da luz ofuscante.
Serás surpreendido, mas não cedereis a esta surpresa. Não voltareis para trás. O novo dia surgirá.
Uma grande tempestade e um tremor de terra destruirão em vós e em torno de vós, tudo o que restava das vossas antigas idéias, mas o grande fogo do entusiasmo de intuição superior irá subitamente engrandecer diante de vós e encontrareis de repente o tesouro que procuráveis.
A estrela da manhã aparecerá; depois virá a aurora e possuireis este tesouro que tanto desejáveis.
Das vossas meditações profundas, como uma noite sem estrelas, surgirá esta flama que abrasa todo o horizonte, e todas as vossas cargas, passadas subitamente, parecer-vos-ão leves.
É que o tesouro está em vós; não o soubestes ver, que coisa alguma o tinha feito sentir e que, subitamente, iluminado pela claridade triunfante de uma estrela flamejante que não se levanta, a não ser na solidão, tereis encontrado em vós mesmos um reflexo do poder de Deus, um tesouro de forças e possibilidades que vos elevarão acima de vossas mais soberanas esperanças. As sucessivas iniciações nos graus da Rosa Cruz mostram tudo isso.
Que é que governa os homens? Que é que ofusca o mundo com o seu fausto, quando se sabe ser uma parcela de Deus, participando de sua glória e de seu poder?
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quarta-feira, 11 de agosto de 2010
MAÇONARIA - ORIGENS INICIÁTICAS - 21.1 - OS HERMETISTAS - OS ROSA CRUZES - 1ª PARTE
MAÇONARIA
ORIGENS INICIÁTICAS
21.1
OS HERMETISTAS
1ª PARTE
Vimos, em capítulo precedente, que a Franco Maçonaria, conservando certos ritos das iniciações antigas, sobretudo em uma parte daqueles que foram transmitidos pelo Egito, perdeu completamente o sentido esotérico de seus atos e que ela acreditou simplificar somente as suas práticas, suprimindo de suas obras tudo o que lhe dava uma verdadeira importância.
Vimos que a Maçonaria tem atualmente desprezo pelas ciências psíquicas, das quais muitas conclusões são hoje admitidas pelo ensino oficial.
Várias seitas, observando este lamentável estado de coisas, quiseram reviver os programas antigos, fazendo estudos sérios, relativos às experiências e aos ensinamentos iniciáticos.
Todos os agrupamentos foram espiritualistas, admitindo a imortalidade da alma, a existência de Deus e os renascimentos.
Entre estes ramos, os mais célebres têm sido os Rosa Cruzes, os Filósofos Desconhecidos e os Martinistas. No presente capítulo, que termina o nosso estudo retrospectivo das iniciações, trataremos da iniciação hermética que é em grande parte, o fim destas três últimas associações. Terminaremos esta primeira parte dizendo algumas palavras sobre a iniciação antiga.
Este assunto parece ser estranho, tratado neste lugar, mas não devemos esquecer que todas as fraternidades herméticas como os Rosa Cruzes, se ocupam tão cuidadosamente das pesquisas naturais e que a alquimia foi uma parte de seu fim. Em suma, esta ciência não nos afasta do nosso assunto pessoal.
Todos os alquimistas estão de acordo em dizer que se o alquimista deve ser versado nas ciências naturais, deve também ser um adepto do desenvolvimento pessoal, porque, por mais singular que isso possa parecer, os alquimistas afirmam que a ação sobre o metal é o corolário de uma ação sobre si mesmo; segundo esta crença, tais forças são solidárias e não devem ser separadas.
OS ROSA CRUZES
Tem-se falado muito dos Rosa Cruzes, ainda que esta fraternidade misteriosa seja sempre um centro particularmente secreto e desdenhoso de todas as realizações políticas mundanas. Os seus escritos mostram que eles são dedicados às ciências mais abstratas, procurando, em exercício ascético, o meio de operar sobre as forças invisíveis; mostram-nos como estudantes de curiosos processos para agir também sobre a matéria, especialmente na ordem das transmutações alquímicas.
É infinitamente verossímil que a Ordem dos Rosa Cruzes surgisse da Franco Maçonaria e que, desde os tempos remotos, em que estes hermetistas tomaram origem, vissem que outras facções da Ordem estavam ocupadas em objetos muito práticos. À medida que o segredo das iniciações desapareceram da Franco Maçonaria, os Rosa Cruzes precisaram o seu esforço de reação contra o materialismo invasor que corrompia a iniciação maçônica.
Sem negar a importância sob o ponto de vista filosófico, social e político, os Rosa Cruzes parecem ter pensado que tudo isso nada tinha que ver com a iniciação primordial.
Preferiram reviver os ritos e os ensinamentos dos mestres desaparecidos e é por este efeito que, sabendo a que ponto as vastas associações são impotentes, fazem um pequeno grupo de adeptos experimentados com cuidado, que, dizem, teriam lançado para longe e para muito alto os seus estudos das forças naturais e os meios de utilizá-las.
O que é certo é que quaisquer que tenham sido as opiniões manifestadas pelos membros, a Ordem sempre foi espiritualista.
Michel Maier diz-nos que os Rosa Cruzes teriam nascido na Alemanha e que o seu primeiro iniciador teria sido Christian de Rosencreutz, nascido em 1413.
É preciso ver em Rosencreutz o nome de um adepto que teria batizado a Rosa Cruz com seu próprio nome? Precisaria ver no nome iniciático, uma espécie de denominação de Templo tomado por um iniciador, consciente de ser o verdadeiro chefe da nova iniciação? Precisaria ver na Rosa Cruz uma participação qualquer com o movimento gnóstico e joanista de João Huss (que foi queimado, como se sabe, em 1415, no concílio de Constança)?
Isso é que é difícil de precisar.
Sobre a fundação da Ordem rosacruciana, Sédir reproduz o que diz a Fama, publicada em 1617, em Francforte sobre o Meno:
“No começo do século XIV, nasceu na Alemanha, de uma família nobre, Christian de Rosencreutz, que muito cedo ficou órfão: foi educado em um convento, que ele deixou, desde a idade de 16 anos, para viajar na Ásia, Arábia, Egito e Marrocos. Aprendeu, nestas viagens, com os conselhos dos sábios que freqüentou, uma ciência universal harmônica da qual zombaram os sábios europeus aos quais ele quis comunicar. Tirou esta ciência do Liber Mundi (o Livro do Mundo), que conheceu um certo Teofrasto. Concebeu um plano de reforma universal: político religioso, científico e artístico, para cuja execução se associou aos irmãos G. V., L. A., e P. D. O., aos quais aderiu o irmão B., pintor, e os irmãos G. G, e P. D.”.
“comunica-lhe a sua língua mágica, pede-lhe o voto de castidade e dá-lhe o seu nome de Rosa Cruz. Submeteram-se eles às seis obrigações que apresentamos aqui.”
1ª - Não ter outra profissão senão curar.
2ª - Não ter uniforme.
3ª - Reunir-se cada ano no dia de Ano Bom no Templo do Espírito Santo.
4ª - Escolher um discípulo.
5ª - Guardar o selo Rosa Cruz.
6ª - Ficar oculto cem Anos. (História dos Rosa Cruzes).
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ORIGENS INICIÁTICAS
21.1
OS HERMETISTAS
1ª PARTE
Vimos, em capítulo precedente, que a Franco Maçonaria, conservando certos ritos das iniciações antigas, sobretudo em uma parte daqueles que foram transmitidos pelo Egito, perdeu completamente o sentido esotérico de seus atos e que ela acreditou simplificar somente as suas práticas, suprimindo de suas obras tudo o que lhe dava uma verdadeira importância.
Vimos que a Maçonaria tem atualmente desprezo pelas ciências psíquicas, das quais muitas conclusões são hoje admitidas pelo ensino oficial.
Várias seitas, observando este lamentável estado de coisas, quiseram reviver os programas antigos, fazendo estudos sérios, relativos às experiências e aos ensinamentos iniciáticos.
Todos os agrupamentos foram espiritualistas, admitindo a imortalidade da alma, a existência de Deus e os renascimentos.
Entre estes ramos, os mais célebres têm sido os Rosa Cruzes, os Filósofos Desconhecidos e os Martinistas. No presente capítulo, que termina o nosso estudo retrospectivo das iniciações, trataremos da iniciação hermética que é em grande parte, o fim destas três últimas associações. Terminaremos esta primeira parte dizendo algumas palavras sobre a iniciação antiga.
Este assunto parece ser estranho, tratado neste lugar, mas não devemos esquecer que todas as fraternidades herméticas como os Rosa Cruzes, se ocupam tão cuidadosamente das pesquisas naturais e que a alquimia foi uma parte de seu fim. Em suma, esta ciência não nos afasta do nosso assunto pessoal.
Todos os alquimistas estão de acordo em dizer que se o alquimista deve ser versado nas ciências naturais, deve também ser um adepto do desenvolvimento pessoal, porque, por mais singular que isso possa parecer, os alquimistas afirmam que a ação sobre o metal é o corolário de uma ação sobre si mesmo; segundo esta crença, tais forças são solidárias e não devem ser separadas.
OS ROSA CRUZES
Tem-se falado muito dos Rosa Cruzes, ainda que esta fraternidade misteriosa seja sempre um centro particularmente secreto e desdenhoso de todas as realizações políticas mundanas. Os seus escritos mostram que eles são dedicados às ciências mais abstratas, procurando, em exercício ascético, o meio de operar sobre as forças invisíveis; mostram-nos como estudantes de curiosos processos para agir também sobre a matéria, especialmente na ordem das transmutações alquímicas.
É infinitamente verossímil que a Ordem dos Rosa Cruzes surgisse da Franco Maçonaria e que, desde os tempos remotos, em que estes hermetistas tomaram origem, vissem que outras facções da Ordem estavam ocupadas em objetos muito práticos. À medida que o segredo das iniciações desapareceram da Franco Maçonaria, os Rosa Cruzes precisaram o seu esforço de reação contra o materialismo invasor que corrompia a iniciação maçônica.
Sem negar a importância sob o ponto de vista filosófico, social e político, os Rosa Cruzes parecem ter pensado que tudo isso nada tinha que ver com a iniciação primordial.
Preferiram reviver os ritos e os ensinamentos dos mestres desaparecidos e é por este efeito que, sabendo a que ponto as vastas associações são impotentes, fazem um pequeno grupo de adeptos experimentados com cuidado, que, dizem, teriam lançado para longe e para muito alto os seus estudos das forças naturais e os meios de utilizá-las.
O que é certo é que quaisquer que tenham sido as opiniões manifestadas pelos membros, a Ordem sempre foi espiritualista.
Michel Maier diz-nos que os Rosa Cruzes teriam nascido na Alemanha e que o seu primeiro iniciador teria sido Christian de Rosencreutz, nascido em 1413.
É preciso ver em Rosencreutz o nome de um adepto que teria batizado a Rosa Cruz com seu próprio nome? Precisaria ver no nome iniciático, uma espécie de denominação de Templo tomado por um iniciador, consciente de ser o verdadeiro chefe da nova iniciação? Precisaria ver na Rosa Cruz uma participação qualquer com o movimento gnóstico e joanista de João Huss (que foi queimado, como se sabe, em 1415, no concílio de Constança)?
Isso é que é difícil de precisar.
Sobre a fundação da Ordem rosacruciana, Sédir reproduz o que diz a Fama, publicada em 1617, em Francforte sobre o Meno:
“No começo do século XIV, nasceu na Alemanha, de uma família nobre, Christian de Rosencreutz, que muito cedo ficou órfão: foi educado em um convento, que ele deixou, desde a idade de 16 anos, para viajar na Ásia, Arábia, Egito e Marrocos. Aprendeu, nestas viagens, com os conselhos dos sábios que freqüentou, uma ciência universal harmônica da qual zombaram os sábios europeus aos quais ele quis comunicar. Tirou esta ciência do Liber Mundi (o Livro do Mundo), que conheceu um certo Teofrasto. Concebeu um plano de reforma universal: político religioso, científico e artístico, para cuja execução se associou aos irmãos G. V., L. A., e P. D. O., aos quais aderiu o irmão B., pintor, e os irmãos G. G, e P. D.”.
“comunica-lhe a sua língua mágica, pede-lhe o voto de castidade e dá-lhe o seu nome de Rosa Cruz. Submeteram-se eles às seis obrigações que apresentamos aqui.”
1ª - Não ter outra profissão senão curar.
2ª - Não ter uniforme.
3ª - Reunir-se cada ano no dia de Ano Bom no Templo do Espírito Santo.
4ª - Escolher um discípulo.
5ª - Guardar o selo Rosa Cruz.
6ª - Ficar oculto cem Anos. (História dos Rosa Cruzes).
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sexta-feira, 9 de julho de 2010
MAÇONARIA - 20 - O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
MAÇONARIA
20
O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
Na Maçonaria operativa, os obreiros recebiam o seu pagamento em quantidades de sal, azeite, trigo, etc.
Na Maçonaria especulativa, os obreiros também recebem o seu pagamento e têm direito a aumento de salário. O ensinamento é ministrado através de símbolos e alegorias, apesar de o pagamento ser simbólico, ele deve ser efetuado em todas as reuniões para que os obreiros fiquem contentes e satisfeitos.
O pagamento dos obreiros são as instruções ministradas no dia a dia das lojas maçônicas. Quanto mais ensinamentos, maior o pagamento efetuado aos obreiros, e maior a satisfação.
Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento moral e espiritual. É na prática das virtudes que se dá o aprimoramento de nosso ser. O trabalho do maçom é o trabalho solitário e pertinaz, da construção do templo interior, não se faz um aperfeiçoamento sem conhecimento e sem prática, cada um deve ser o próprio arquiteto construtor deste edifício.
A pedra bruta deve ser polida e transformada em pedra cúbica para ser utilizada na construção do novo ser. A argamassa que irá ligar as pedras é o cimento místico, que é constituído da soma de virtudes.
O maçom deve procurar conhecer todo o simbolismo que o cerca, de acordo com suas interpretações e procurando assimilar o que lhe é passado por outros irmãos. O trabalho coletivo bem executado é que forma a egrégora da loja.
É importante que ao iniciarmos uma reunião maçônica, que nós estejamos preparados espiritualmente, para os trabalhos que iremos participar, loja é uma oficina de trabalho e não podemos estar preocupados com os problemas e atribulações do nosso cotidiano.
Quanto mais trabalhamos, mais teremos direito a receber o pagamento, e maior será o benefício que obteremos através da soma de conhecimento que esteja disponibilizado pelos demais irmãos em loja.
Quando entendemos e praticamos os belos ensinamentos morais e espirituais que nos são passados através de símbolos, de lições e exemplos, aí sim, estaremos aptos solicitar um aumento de salário. O aumento de salário é simbólico, mas o seu significado para cada obreiro é de um valor inestimável, pois, quando tudo está justo e perfeito poderemos receber uma melhor remuneração pelo trabalho executado. Com o aumento de salário, podemos auferir de novos benefícios, poderemos evoluir e crescer na busca da perfeição, quando poderemos, então, ter o conhecimento alquímico e saber sobre o manejo da pedra de toque, a pedra filosofal, transformando os metais inferiores (vícios, defeitos, etc), em ouro (aprimoramento moral e espiritual). Só com conhecimento se consegue transformar o que é simbólico em realidade.
Passaremos a entender o verdadeiro sentido simbólico do tronco de beneficência na frase: quem tem põe, quem não tem tira. Quem tem muito a dar de ensinamento, doa para a loja e deixa o saber à disposição dos demais irmãos, aqueles que não o têm, se quiserem podem colher estes ensinamentos, estes estão disponíveis, mas é preciso querer.
Temos necessidade e obrigação de buscar constantemente o aperfeiçoamento de nosso ser, com a nossa transformação interna, influenciamos aos que estão ao nosso redor. Mas, temos que ter consciência que devemos começar esta mudança primeiramente a partir de nossa transformação pessoal.
Cada um recebe o seu pagamento, de acordo com o trabalho apresentado, mas o aumento de salário deve ser obtido apenas por aqueles que tenham merecimento.
LEIA O TEXTO - MAÇONARIA - 19 - COMO TORNAR-SE MAÇOM
Sites maçônicos:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
www.lojamaconicaroma.blogspot.com
SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA (VISITE O SITE: (www.pedroneves.recantodasletras.com.br) CLICAR EM LIVROS À VENDA.
20
O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
Na Maçonaria operativa, os obreiros recebiam o seu pagamento em quantidades de sal, azeite, trigo, etc.
Na Maçonaria especulativa, os obreiros também recebem o seu pagamento e têm direito a aumento de salário. O ensinamento é ministrado através de símbolos e alegorias, apesar de o pagamento ser simbólico, ele deve ser efetuado em todas as reuniões para que os obreiros fiquem contentes e satisfeitos.
O pagamento dos obreiros são as instruções ministradas no dia a dia das lojas maçônicas. Quanto mais ensinamentos, maior o pagamento efetuado aos obreiros, e maior a satisfação.
Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento moral e espiritual. É na prática das virtudes que se dá o aprimoramento de nosso ser. O trabalho do maçom é o trabalho solitário e pertinaz, da construção do templo interior, não se faz um aperfeiçoamento sem conhecimento e sem prática, cada um deve ser o próprio arquiteto construtor deste edifício.
A pedra bruta deve ser polida e transformada em pedra cúbica para ser utilizada na construção do novo ser. A argamassa que irá ligar as pedras é o cimento místico, que é constituído da soma de virtudes.
O maçom deve procurar conhecer todo o simbolismo que o cerca, de acordo com suas interpretações e procurando assimilar o que lhe é passado por outros irmãos. O trabalho coletivo bem executado é que forma a egrégora da loja.
É importante que ao iniciarmos uma reunião maçônica, que nós estejamos preparados espiritualmente, para os trabalhos que iremos participar, loja é uma oficina de trabalho e não podemos estar preocupados com os problemas e atribulações do nosso cotidiano.
Quanto mais trabalhamos, mais teremos direito a receber o pagamento, e maior será o benefício que obteremos através da soma de conhecimento que esteja disponibilizado pelos demais irmãos em loja.
Quando entendemos e praticamos os belos ensinamentos morais e espirituais que nos são passados através de símbolos, de lições e exemplos, aí sim, estaremos aptos solicitar um aumento de salário. O aumento de salário é simbólico, mas o seu significado para cada obreiro é de um valor inestimável, pois, quando tudo está justo e perfeito poderemos receber uma melhor remuneração pelo trabalho executado. Com o aumento de salário, podemos auferir de novos benefícios, poderemos evoluir e crescer na busca da perfeição, quando poderemos, então, ter o conhecimento alquímico e saber sobre o manejo da pedra de toque, a pedra filosofal, transformando os metais inferiores (vícios, defeitos, etc), em ouro (aprimoramento moral e espiritual). Só com conhecimento se consegue transformar o que é simbólico em realidade.
Passaremos a entender o verdadeiro sentido simbólico do tronco de beneficência na frase: quem tem põe, quem não tem tira. Quem tem muito a dar de ensinamento, doa para a loja e deixa o saber à disposição dos demais irmãos, aqueles que não o têm, se quiserem podem colher estes ensinamentos, estes estão disponíveis, mas é preciso querer.
Temos necessidade e obrigação de buscar constantemente o aperfeiçoamento de nosso ser, com a nossa transformação interna, influenciamos aos que estão ao nosso redor. Mas, temos que ter consciência que devemos começar esta mudança primeiramente a partir de nossa transformação pessoal.
Cada um recebe o seu pagamento, de acordo com o trabalho apresentado, mas o aumento de salário deve ser obtido apenas por aqueles que tenham merecimento.
LEIA O TEXTO - MAÇONARIA - 19 - COMO TORNAR-SE MAÇOM
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quinta-feira, 8 de julho de 2010
MAÇONARIA - 20 - O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
MAÇONARIA
20
O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
Na Maçonaria operativa, os obreiros recebiam o seu pagamento em quantidades de sal, azeite, trigo, etc.
Na Maçonaria especulativa, os obreiros também recebem o seu pagamento e têm direito a aumento de salário. O ensinamento é ministrado através de símbolos e alegorias, apesar de o pagamento ser simbólico, ele deve ser efetuado em todas as reuniões para que os obreiros fiquem contentes e satisfeitos.
O pagamento dos obreiros são as instruções ministradas no dia a dia das lojas maçônicas. Quanto mais ensinamentos, maior o pagamento efetuado aos obreiros, e maior a satisfação.
Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento moral e espiritual. É na prática das virtudes que se dá o aprimoramento de nosso ser. O trabalho do maçom é o trabalho solitário e pertinaz, da construção do templo interior, não se faz um aperfeiçoamento sem conhecimento e sem prática, cada um deve ser o próprio arquiteto construtor deste edifício.
A pedra bruta deve ser polida e transformada em pedra cúbica para ser utilizada na construção do novo ser. A argamassa que irá ligar as pedras é o cimento místico, que é constituído da soma de virtudes.
O maçom deve procurar conhecer todo o simbolismo que o cerca, de acordo com suas interpretações e procurando assimilar o que lhe é passado por outros irmãos. O trabalho coletivo bem executado é que forma a egrégora da loja.
É importante que ao iniciarmos uma reunião maçônica, que nós estejamos preparados espiritualmente, para os trabalhos que iremos participar, loja é uma oficina de trabalho e não podemos estar preocupados com os problemas e atribulações do nosso cotidiano.
Quanto mais trabalhamos, mais teremos direito a receber o pagamento, e maior será o benefício que obteremos através da soma de conhecimento que esteja disponibilizado pelos demais irmãos em loja.
Quando entendemos e praticamos os belos ensinamentos morais e espirituais que nos são passados através de símbolos, de lições e exemplos, aí sim, estaremos aptos solicitar um aumento de salário. O aumento de salário é simbólico, mas o seu significado para cada obreiro é de um valor inestimável, pois, quando tudo está justo e perfeito poderemos receber uma melhor remuneração pelo trabalho executado. Com o aumento de salário, podemos auferir de novos benefícios, poderemos evoluir e crescer na busca da perfeição, quando poderemos, então, ter o conhecimento alquímico e saber sobre o manejo da pedra de toque, a pedra filosofal, transformando os metais inferiores (vícios, defeitos, etc), em ouro (aprimoramento moral e espiritual). Só com conhecimento se consegue transformar o que é simbólico em realidade.
Passaremos a entender o verdadeiro sentido simbólico do tronco de beneficência na frase: quem tem põe, que não tem tira. Quem tem muito a dar de ensinamento, doa para a loja e deixa o saber à disposição dos demais irmãos, aqueles que não o têm, se quiserem podem colher estes ensinamentos, estes estão disponíveis, mas é preciso querer.
Temos necessidade e obrigação de buscar constantemente o aperfeiçoamento de nosso ser, com a nossa transformação interna, influenciamos aos que estão ao nosso redor. Mas, temos que ter consciência que devemos começar esta mudança primeiramente a partir de nossa transformação pessoal.
Cada um recebe o seu pagamento, de acordo com o trabalho apresentado, mas o aumento de salário deve ser obtido apenas por aqueles que tenham merecimento.
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20
O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
Na Maçonaria operativa, os obreiros recebiam o seu pagamento em quantidades de sal, azeite, trigo, etc.
Na Maçonaria especulativa, os obreiros também recebem o seu pagamento e têm direito a aumento de salário. O ensinamento é ministrado através de símbolos e alegorias, apesar de o pagamento ser simbólico, ele deve ser efetuado em todas as reuniões para que os obreiros fiquem contentes e satisfeitos.
O pagamento dos obreiros são as instruções ministradas no dia a dia das lojas maçônicas. Quanto mais ensinamentos, maior o pagamento efetuado aos obreiros, e maior a satisfação.
Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento moral e espiritual. É na prática das virtudes que se dá o aprimoramento de nosso ser. O trabalho do maçom é o trabalho solitário e pertinaz, da construção do templo interior, não se faz um aperfeiçoamento sem conhecimento e sem prática, cada um deve ser o próprio arquiteto construtor deste edifício.
A pedra bruta deve ser polida e transformada em pedra cúbica para ser utilizada na construção do novo ser. A argamassa que irá ligar as pedras é o cimento místico, que é constituído da soma de virtudes.
O maçom deve procurar conhecer todo o simbolismo que o cerca, de acordo com suas interpretações e procurando assimilar o que lhe é passado por outros irmãos. O trabalho coletivo bem executado é que forma a egrégora da loja.
É importante que ao iniciarmos uma reunião maçônica, que nós estejamos preparados espiritualmente, para os trabalhos que iremos participar, loja é uma oficina de trabalho e não podemos estar preocupados com os problemas e atribulações do nosso cotidiano.
Quanto mais trabalhamos, mais teremos direito a receber o pagamento, e maior será o benefício que obteremos através da soma de conhecimento que esteja disponibilizado pelos demais irmãos em loja.
Quando entendemos e praticamos os belos ensinamentos morais e espirituais que nos são passados através de símbolos, de lições e exemplos, aí sim, estaremos aptos solicitar um aumento de salário. O aumento de salário é simbólico, mas o seu significado para cada obreiro é de um valor inestimável, pois, quando tudo está justo e perfeito poderemos receber uma melhor remuneração pelo trabalho executado. Com o aumento de salário, podemos auferir de novos benefícios, poderemos evoluir e crescer na busca da perfeição, quando poderemos, então, ter o conhecimento alquímico e saber sobre o manejo da pedra de toque, a pedra filosofal, transformando os metais inferiores (vícios, defeitos, etc), em ouro (aprimoramento moral e espiritual). Só com conhecimento se consegue transformar o que é simbólico em realidade.
Passaremos a entender o verdadeiro sentido simbólico do tronco de beneficência na frase: quem tem põe, que não tem tira. Quem tem muito a dar de ensinamento, doa para a loja e deixa o saber à disposição dos demais irmãos, aqueles que não o têm, se quiserem podem colher estes ensinamentos, estes estão disponíveis, mas é preciso querer.
Temos necessidade e obrigação de buscar constantemente o aperfeiçoamento de nosso ser, com a nossa transformação interna, influenciamos aos que estão ao nosso redor. Mas, temos que ter consciência que devemos começar esta mudança primeiramente a partir de nossa transformação pessoal.
Cada um recebe o seu pagamento, de acordo com o trabalho apresentado, mas o aumento de salário deve ser obtido apenas por aqueles que tenham merecimento.
Sites maçônicos:
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quinta-feira, 24 de junho de 2010
MAÇONARIA - 19 - COMO TORNAR-SE UM MAÇOM
MAÇONARIA
19
COMO TORNAR-SE UM MAÇOM
Tornar-se um maçom pode ser um dos eventos mais significativos de sua vida. A partir do momento que você se torna um irmão, você vai sentir o amor fraternal. Você irá participar do curso mais completo de aperfeiçoamento maçônico, ministrado por Veneráveis Mestres respeitados na maçonaria e profissionais de destaque no mundo profano, tais como: Administradores, Engenheiros, médicos, professores, advogados, representantes comerciais.
Qualificações
A participação em uma Loja Maçônica é aberta a todos os homens de 21 anos de idade ou mais, independentemente de raça, cor ou religião. Os requisitos de nossos membros são muito claros:
- Você deve ser de bom caráter e reputação. Você deverá apresentar certidões de bons antecedentes da Polícia Federal e Civil, certidões negativas de Fórum, de cartórios de títulos e protestos.
- A Maçonaria não é uma religião, mas você tem que acreditar em um Ser Supremo e na imortalidade da alma. Sim, nós encorajamos você a ser firme na fé de sua escolha.
Os Primeiros Passos
Inicia-se o processo através do preenchimento de uma proposta (pedido) para a adesão, que será fornecido pela Loja que decidam aderir. Se você não conhece um maçom para lhe indicar, basta encaminhar um pedido através do e-mail fornecido ao final, e procuraremos lhe encaminhar para uma loja Maçônica perto de seu local de residência dentro do estado de Minas Gerais e os residentes em outros estados brasileiros deverão ter em princípio, disponibilidade para comparecerem em Belo Horizonte, onde irmãos ficarão felizes em encontrá-lo para uma sessão informativa.
Se a sua proposta for aprovada na loja maçônica, será marcada entrevista com uma comissão e em seguida uma entrevista com seus familiares. Após as entrevistas, a comissão passa um relatório para as conclusões da loja. Caso seja favorável, você será informado e será marcada uma data para iniciação.
O Processo de Grau
Nossa Fraternidade é de natureza privada, por vezes, cria equívocos sobre nossas cerimônias "iniciação". Tenha certeza de que somos uma instituição moral cujos princípios são Amizade, moralidade e amor fraterno. A Maçonaria nos ensina a praticar a caridade e benevolência, não ensinamos substituir a religião de alguém. Muito simplesmente, a nossa Fraternidade existe para tornar os homens bons em melhores.
Nossos graus são educacionais, os ensinamentos foram testados pelos tempos. Cada grau tem uma lição primária. A primeira nos ensina nossos deveres para com Deus. O segundo nos ensina o nosso dever para com o ser humano. E o terceiro grau, nos ensina o nosso dever para nós mesmos.
Para transmitir nossos ensinamentos, nós usamos rituais, cerimônias, teatros, palestras, etc. Você vai trabalhar em estreita colaboração com irmãos irão lhe ajudar a aprender algumas das matérias básicas do Ritual. Depois de completar o primeiro e segundo graus, você vai ter uma avaliação para certificar o que você entendeu o que você acabou de experimentar.
Após a conclusão do terceiro grau, você vai se tornar um Mestre Maçom, e se tornar elegível para todos os cargos que a Maçonaria tem para lhe oferecer, e desfrutar dos benefícios da Maçonaria:
- Fraternidade Universal.
- Amizade.
- Significativos serviços à comunidade.
- Camaradagem com outros homens de moral.
É nossa sincera esperança de que você considere se tornar um Maçom Livre e Aceito, e venha partilhar o sentimento de amizade e amor fraternal que os maçons têm desfrutado desde tempos imemoriais.
Faça contato pelo e-mail: lojamaconicaroma@gmail.com nós lhe enviaremos um pacote de informações.
UNIVERSI TERRARUM ORBIS ARCHITECTONIS AD GLORIAM INGENTIS
SÍNTESE DOS PRINCÍPIOS MAÇÔNICOS
01) A Maçonaria proclama, como sempre o fez, desde sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a denominação de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO;
02) É uma instituição filosófica, que proclama a liberdade de consciência como sacratíssimo direito humano;
03) Não impõe limite à investigação da Verdade e é para garantir esta liberdade, que exige de todos a maior tolerância;
04) Honra o trabalho em suas formas honestas e o tem por dever, a que nenhuma pessoa válida pode fugir;
05) Proscreve qualquer discussão sectária, de natureza política ou religiosa, dentro de seus Templos ou fora deles, em nome da Ordem;
06) Condena o despotismo e trabalha, incessantemente, para unir a espécie humana pelos laços do amor fraternal;
07) Impõe o culto à Pátria, exige respeito absoluto à família e não admite a menor ofensa nem a uma nem a outra;
08) Cada Loja é um Templo sagrado, sob cuja abóbada os homens livres e de bons costumes devem reunir-se fraternalmente, procurando conseguir o bem da humanidade;
09) Todo pensamento maçônico deve ser criador. Essa atitude mental engrandece o espírito e fortifica o coração. Cada maçom, parte viva dos irmãos, concorrerá para assimilar o ideal da Ordem e desenvolvê-lo na capacidade de sua inteligência;
10) A Maçonaria é acessível aos homens de todas as classes, crenças religiosas e convicções políticas, com exceção daquelas que privem o homem da liberdade de consciência e exijam submissão incondicional a seus chefes;
11) Em seus Templos aprende-se a amar e a respeitar tudo o que a virtude e a sabedoria consagram;
12) Exige estudo meditado de seus rituais e a prática da solidariedade humana;
13) A Maçonaria, por conseguinte, é uma instituição criada para combater tudo o que atente contra a razão e contra o espírito de fraternidade universal;
14) Os ensinamentos maçônicos, realizados através de símbolos e de alegorias universais, induzem seus adeptos a dedicarem-se à felicidade a seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhe imponham esse dever, mas porque o sentimento de solidariedade é qualidade inata, que os faz filhos do Universo e amigos de todos os homens.
SER MAÇOM
01) Ser Maçom é ser amante da Virtude, da Sabedoria, da Justiça e da Humanidade;
02) Ser Maçom é ser amigo dos pobres e desgraçados, dos que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e sede de justiça; é propor como única norma de conduta o bem de todos e o seu progresso e engrandecimento;
03) Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano;
04) Ser Maçom é derramar por todas as partes os esplendores divinos da instrução; a educar a inteligência para o bem, conceber os mais belos ideais do Direito, da moralidade e do amor; e praticá-los;
05) Ser Maçom é levar à prática aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e de todos os séculos, que diz, com infinita ternura aos seres humanos, indistintamente, do alto de uma Cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns aos outros, formai uma única família, sede todos irmãos!”.
06) Ser Maçom é olvidar as ofensas que se nos fazem, ser bom, até mesmo para com os nossos adversários e inimigos, não odiar a ninguém, praticar a Virtude constantemente, pagar o mal com o bem;
07) Ser Maçom é amar a luz e aborrecer as trevas; ser amigo da ciência e combater a ignorância, render culto à razão e à sabedoria;
08) Ser Maçom é praticar a Tolerância, exercer a Caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo;
NOSSAS FINALIDADES
01) Grandes vultos do passado e do presente pertenceram à Sublime Ordem Universal, adotando esta filosofia de vida;
02) A Maçonaria se preocupa com os problemas nacionais e internacionais, usando de sua influência para minorar o sofrimento dos povos, sem distinção de raça ou religião;
03) A Maçonaria é parte integrante da História Pátria e Universal, os maçons sempre estiveram presentes nos grandes eventos, defendendo a trilogia sagrada, LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE;
04) Assim lutaram e venceram os maçons que nos antecederam, assim lutamos hoje, assim lutarão amanhã nossos sucessores, empunhando esta mesma bandeira;
05) Trabalhando pela felicidade do gênero humano, os maçons se consideram recompensados e realizados, pois servindo ao próximo estão observando os ensinamentos da Sublime Instituição;
06) Os que satisfizerem estes requisitos e desejarem cerrar fileiras com os Apóstolos da Liberdade e Sacerdotes do Direito, deverão se comprometer a trabalhar pelo bem estar da Pátria e da Humanidade;
07) Aquele que for convidado e aceito será considerado nosso irmão, passando a fazer parte da grande Família Maçônica Universal;
REQUISITOS ESSENCIAIS PARA UM CANDIDATO INGRESSAR NA MAÇONARIA:
01) Crer em um Princípio Criador.
02) Estar em pleno gozo da capacidade civil.
03) Ser física e mentalmente saudável.
04) Ser proposto por um Mestre Maçom ativo ou preencher proposta em uma Obediência Maçônica.
05) Ter instrução suficiente para compreensão dos ensinamentos maçônicos.
06) Que tenha meio honesto de subsistência para si e para sua família, de modo que possa cumprir os encargos financeiros da Ordem.
07) Ter profissão ou meio de vida lícito dentro dos padrões da sociedade em que vive.
08) Ter reputação ilibada e não ter sido condenado pela Justiça Comum por crime infame, com sentença transitada em julgado.
09) Ser maior de 21 anos, ter residência e domicílio, há, pelo menos dois anos no município da Loja ou em município próximo.
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INGRESSO NAS LOJAS MAÇÔNICAS:
01) Certidão de Nascimento (se solteiro) e de Casamento atualizada (se casado), ou declaração do candidato e da companheira, no caso de união de fato estável.
02) Atestado de saúde, de sanidade física e mental.
03) Comprovante de rendimento que será avaliado pela Loja Maçônica.
04) Comprovante de Residência.
05) Caso o candidato seja sócio de Empresa, deve apresentar certidões do Cartório de Protesto, certidão de breve relato da Junta Comercial ou do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas relativo à empresa.
06) Atestado de bons antecedentes da Polícia Civil, Xerox da Identidade e do CPF.
07) Certidão Negativa: dos cartórios de Protesto, Cíveis e Criminais, da Justiça Estadual e Federal.
08) Fotos com paletó e gravata, sem óculos escuros ou chapéu, em número estipulado pela Loja Maçônica.
O QUE É A MAÇONARIA É O QUE NÃO É
A Maçonaria é: Um símbolo popular, significando integridade e força. A Maçonaria é a maior organização fraterna dos homens no mundo e a de maior caridade, ela é espiritual, não é de natureza religiosa, mas exige que seus membros professem a crença em um Ser Supremo de sua escolha, não aceitando ateus.
A Maçonaria possui muitos programas para envolver toda a família, sendo uma oportunidade para um homem melhorar a si mesmo. Ela é rica em sua história, tradição e patriotismo.
A Maçonaria é sensível às necessidades de cada comunidade onde ela existe. Ela é aberta aos homens de bom caráter, independentemente de raça, credo ou religião.
Maçonaria não é: Não é uma sociedade secreta, ela é discreta, você pode encontrar qualquer informação sobre os maçons em uma livraria ou biblioteca, os edifícios maçônicos são claramente visíveis e estão registrados nos órgãos públicos e os seus membros usam jóias maçônicas, botons, etc. Ela não é uma sociedade de auxílios mútuos.
O único segredo da maçonaria é que não existe um segredo real, um maçom é orgulhoso de sua adesão! Basta um breve olhar para a história maçônica.
Ninguém sabe exatamente quantos anos a Maçonaria tem, porque as suas verdadeiras origens se perderam no tempo.
A maioria dos estudiosos acreditam que a Maçonaria surgiu das guildas de pedreiros que construíram os magestosos castelos e catedrais da Idade Média.
A família maçônica deve ler sobre a história maçônica e conhecer os valores familiares que são fundamentais para o maçom, e sua filiação à ordem não deve nunca interferir com sua vida familiar.
A Parte filantrópica da Maçonaria possui 3,2 milhões de membros em todo o mundo e 2,1 milhões de membros nas Américas do Norte, Central e Sul.
A Maçonaria existe em praticamente todo o mundo, podendo oferecer a família de seus integrantes, amizade ou assistência em caso de necessidade.
O Sistema de Graus da Maçonaria oferece aos seus membros uma experiência única no mundo moderno, cada grau ensina uma lição importante com o uso de símbolos.
Todos os maçons usam avental nas suas reuniões para simbolizar o trabalho e a ligação histórica entre a nossa atual irmandade e os construtores da Idade Média.
As reuniões em lojas maçônicas são uma base que oferecem locais para planejar eventos familiares e os maçons recebem muitos benefícios assistindo às reuniões.
Sites maçônicos:
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19
COMO TORNAR-SE UM MAÇOM
Tornar-se um maçom pode ser um dos eventos mais significativos de sua vida. A partir do momento que você se torna um irmão, você vai sentir o amor fraternal. Você irá participar do curso mais completo de aperfeiçoamento maçônico, ministrado por Veneráveis Mestres respeitados na maçonaria e profissionais de destaque no mundo profano, tais como: Administradores, Engenheiros, médicos, professores, advogados, representantes comerciais.
Qualificações
A participação em uma Loja Maçônica é aberta a todos os homens de 21 anos de idade ou mais, independentemente de raça, cor ou religião. Os requisitos de nossos membros são muito claros:
- Você deve ser de bom caráter e reputação. Você deverá apresentar certidões de bons antecedentes da Polícia Federal e Civil, certidões negativas de Fórum, de cartórios de títulos e protestos.
- A Maçonaria não é uma religião, mas você tem que acreditar em um Ser Supremo e na imortalidade da alma. Sim, nós encorajamos você a ser firme na fé de sua escolha.
Os Primeiros Passos
Inicia-se o processo através do preenchimento de uma proposta (pedido) para a adesão, que será fornecido pela Loja que decidam aderir. Se você não conhece um maçom para lhe indicar, basta encaminhar um pedido através do e-mail fornecido ao final, e procuraremos lhe encaminhar para uma loja Maçônica perto de seu local de residência dentro do estado de Minas Gerais e os residentes em outros estados brasileiros deverão ter em princípio, disponibilidade para comparecerem em Belo Horizonte, onde irmãos ficarão felizes em encontrá-lo para uma sessão informativa.
Se a sua proposta for aprovada na loja maçônica, será marcada entrevista com uma comissão e em seguida uma entrevista com seus familiares. Após as entrevistas, a comissão passa um relatório para as conclusões da loja. Caso seja favorável, você será informado e será marcada uma data para iniciação.
O Processo de Grau
Nossa Fraternidade é de natureza privada, por vezes, cria equívocos sobre nossas cerimônias "iniciação". Tenha certeza de que somos uma instituição moral cujos princípios são Amizade, moralidade e amor fraterno. A Maçonaria nos ensina a praticar a caridade e benevolência, não ensinamos substituir a religião de alguém. Muito simplesmente, a nossa Fraternidade existe para tornar os homens bons em melhores.
Nossos graus são educacionais, os ensinamentos foram testados pelos tempos. Cada grau tem uma lição primária. A primeira nos ensina nossos deveres para com Deus. O segundo nos ensina o nosso dever para com o ser humano. E o terceiro grau, nos ensina o nosso dever para nós mesmos.
Para transmitir nossos ensinamentos, nós usamos rituais, cerimônias, teatros, palestras, etc. Você vai trabalhar em estreita colaboração com irmãos irão lhe ajudar a aprender algumas das matérias básicas do Ritual. Depois de completar o primeiro e segundo graus, você vai ter uma avaliação para certificar o que você entendeu o que você acabou de experimentar.
Após a conclusão do terceiro grau, você vai se tornar um Mestre Maçom, e se tornar elegível para todos os cargos que a Maçonaria tem para lhe oferecer, e desfrutar dos benefícios da Maçonaria:
- Fraternidade Universal.
- Amizade.
- Significativos serviços à comunidade.
- Camaradagem com outros homens de moral.
É nossa sincera esperança de que você considere se tornar um Maçom Livre e Aceito, e venha partilhar o sentimento de amizade e amor fraternal que os maçons têm desfrutado desde tempos imemoriais.
Faça contato pelo e-mail: lojamaconicaroma@gmail.com nós lhe enviaremos um pacote de informações.
UNIVERSI TERRARUM ORBIS ARCHITECTONIS AD GLORIAM INGENTIS
SÍNTESE DOS PRINCÍPIOS MAÇÔNICOS
01) A Maçonaria proclama, como sempre o fez, desde sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a denominação de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO;
02) É uma instituição filosófica, que proclama a liberdade de consciência como sacratíssimo direito humano;
03) Não impõe limite à investigação da Verdade e é para garantir esta liberdade, que exige de todos a maior tolerância;
04) Honra o trabalho em suas formas honestas e o tem por dever, a que nenhuma pessoa válida pode fugir;
05) Proscreve qualquer discussão sectária, de natureza política ou religiosa, dentro de seus Templos ou fora deles, em nome da Ordem;
06) Condena o despotismo e trabalha, incessantemente, para unir a espécie humana pelos laços do amor fraternal;
07) Impõe o culto à Pátria, exige respeito absoluto à família e não admite a menor ofensa nem a uma nem a outra;
08) Cada Loja é um Templo sagrado, sob cuja abóbada os homens livres e de bons costumes devem reunir-se fraternalmente, procurando conseguir o bem da humanidade;
09) Todo pensamento maçônico deve ser criador. Essa atitude mental engrandece o espírito e fortifica o coração. Cada maçom, parte viva dos irmãos, concorrerá para assimilar o ideal da Ordem e desenvolvê-lo na capacidade de sua inteligência;
10) A Maçonaria é acessível aos homens de todas as classes, crenças religiosas e convicções políticas, com exceção daquelas que privem o homem da liberdade de consciência e exijam submissão incondicional a seus chefes;
11) Em seus Templos aprende-se a amar e a respeitar tudo o que a virtude e a sabedoria consagram;
12) Exige estudo meditado de seus rituais e a prática da solidariedade humana;
13) A Maçonaria, por conseguinte, é uma instituição criada para combater tudo o que atente contra a razão e contra o espírito de fraternidade universal;
14) Os ensinamentos maçônicos, realizados através de símbolos e de alegorias universais, induzem seus adeptos a dedicarem-se à felicidade a seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhe imponham esse dever, mas porque o sentimento de solidariedade é qualidade inata, que os faz filhos do Universo e amigos de todos os homens.
SER MAÇOM
01) Ser Maçom é ser amante da Virtude, da Sabedoria, da Justiça e da Humanidade;
02) Ser Maçom é ser amigo dos pobres e desgraçados, dos que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e sede de justiça; é propor como única norma de conduta o bem de todos e o seu progresso e engrandecimento;
03) Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano;
04) Ser Maçom é derramar por todas as partes os esplendores divinos da instrução; a educar a inteligência para o bem, conceber os mais belos ideais do Direito, da moralidade e do amor; e praticá-los;
05) Ser Maçom é levar à prática aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e de todos os séculos, que diz, com infinita ternura aos seres humanos, indistintamente, do alto de uma Cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns aos outros, formai uma única família, sede todos irmãos!”.
06) Ser Maçom é olvidar as ofensas que se nos fazem, ser bom, até mesmo para com os nossos adversários e inimigos, não odiar a ninguém, praticar a Virtude constantemente, pagar o mal com o bem;
07) Ser Maçom é amar a luz e aborrecer as trevas; ser amigo da ciência e combater a ignorância, render culto à razão e à sabedoria;
08) Ser Maçom é praticar a Tolerância, exercer a Caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo;
NOSSAS FINALIDADES
01) Grandes vultos do passado e do presente pertenceram à Sublime Ordem Universal, adotando esta filosofia de vida;
02) A Maçonaria se preocupa com os problemas nacionais e internacionais, usando de sua influência para minorar o sofrimento dos povos, sem distinção de raça ou religião;
03) A Maçonaria é parte integrante da História Pátria e Universal, os maçons sempre estiveram presentes nos grandes eventos, defendendo a trilogia sagrada, LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE;
04) Assim lutaram e venceram os maçons que nos antecederam, assim lutamos hoje, assim lutarão amanhã nossos sucessores, empunhando esta mesma bandeira;
05) Trabalhando pela felicidade do gênero humano, os maçons se consideram recompensados e realizados, pois servindo ao próximo estão observando os ensinamentos da Sublime Instituição;
06) Os que satisfizerem estes requisitos e desejarem cerrar fileiras com os Apóstolos da Liberdade e Sacerdotes do Direito, deverão se comprometer a trabalhar pelo bem estar da Pátria e da Humanidade;
07) Aquele que for convidado e aceito será considerado nosso irmão, passando a fazer parte da grande Família Maçônica Universal;
REQUISITOS ESSENCIAIS PARA UM CANDIDATO INGRESSAR NA MAÇONARIA:
01) Crer em um Princípio Criador.
02) Estar em pleno gozo da capacidade civil.
03) Ser física e mentalmente saudável.
04) Ser proposto por um Mestre Maçom ativo ou preencher proposta em uma Obediência Maçônica.
05) Ter instrução suficiente para compreensão dos ensinamentos maçônicos.
06) Que tenha meio honesto de subsistência para si e para sua família, de modo que possa cumprir os encargos financeiros da Ordem.
07) Ter profissão ou meio de vida lícito dentro dos padrões da sociedade em que vive.
08) Ter reputação ilibada e não ter sido condenado pela Justiça Comum por crime infame, com sentença transitada em julgado.
09) Ser maior de 21 anos, ter residência e domicílio, há, pelo menos dois anos no município da Loja ou em município próximo.
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INGRESSO NAS LOJAS MAÇÔNICAS:
01) Certidão de Nascimento (se solteiro) e de Casamento atualizada (se casado), ou declaração do candidato e da companheira, no caso de união de fato estável.
02) Atestado de saúde, de sanidade física e mental.
03) Comprovante de rendimento que será avaliado pela Loja Maçônica.
04) Comprovante de Residência.
05) Caso o candidato seja sócio de Empresa, deve apresentar certidões do Cartório de Protesto, certidão de breve relato da Junta Comercial ou do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas relativo à empresa.
06) Atestado de bons antecedentes da Polícia Civil, Xerox da Identidade e do CPF.
07) Certidão Negativa: dos cartórios de Protesto, Cíveis e Criminais, da Justiça Estadual e Federal.
08) Fotos com paletó e gravata, sem óculos escuros ou chapéu, em número estipulado pela Loja Maçônica.
O QUE É A MAÇONARIA É O QUE NÃO É
A Maçonaria é: Um símbolo popular, significando integridade e força. A Maçonaria é a maior organização fraterna dos homens no mundo e a de maior caridade, ela é espiritual, não é de natureza religiosa, mas exige que seus membros professem a crença em um Ser Supremo de sua escolha, não aceitando ateus.
A Maçonaria possui muitos programas para envolver toda a família, sendo uma oportunidade para um homem melhorar a si mesmo. Ela é rica em sua história, tradição e patriotismo.
A Maçonaria é sensível às necessidades de cada comunidade onde ela existe. Ela é aberta aos homens de bom caráter, independentemente de raça, credo ou religião.
Maçonaria não é: Não é uma sociedade secreta, ela é discreta, você pode encontrar qualquer informação sobre os maçons em uma livraria ou biblioteca, os edifícios maçônicos são claramente visíveis e estão registrados nos órgãos públicos e os seus membros usam jóias maçônicas, botons, etc. Ela não é uma sociedade de auxílios mútuos.
O único segredo da maçonaria é que não existe um segredo real, um maçom é orgulhoso de sua adesão! Basta um breve olhar para a história maçônica.
Ninguém sabe exatamente quantos anos a Maçonaria tem, porque as suas verdadeiras origens se perderam no tempo.
A maioria dos estudiosos acreditam que a Maçonaria surgiu das guildas de pedreiros que construíram os magestosos castelos e catedrais da Idade Média.
A família maçônica deve ler sobre a história maçônica e conhecer os valores familiares que são fundamentais para o maçom, e sua filiação à ordem não deve nunca interferir com sua vida familiar.
A Parte filantrópica da Maçonaria possui 3,2 milhões de membros em todo o mundo e 2,1 milhões de membros nas Américas do Norte, Central e Sul.
A Maçonaria existe em praticamente todo o mundo, podendo oferecer a família de seus integrantes, amizade ou assistência em caso de necessidade.
O Sistema de Graus da Maçonaria oferece aos seus membros uma experiência única no mundo moderno, cada grau ensina uma lição importante com o uso de símbolos.
Todos os maçons usam avental nas suas reuniões para simbolizar o trabalho e a ligação histórica entre a nossa atual irmandade e os construtores da Idade Média.
As reuniões em lojas maçônicas são uma base que oferecem locais para planejar eventos familiares e os maçons recebem muitos benefícios assistindo às reuniões.
Sites maçônicos:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
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sábado, 5 de junho de 2010
MAÇONARIA - 18 - RITOS E RITUAIS
MAÇONARIA
18
RITOS E RITUAIS
Rito é o conjunto de regras, métodos e cerimônias que regem determinadas instituições.
Na maçonaria já existiram mais de quatro centenas de diferentes tipos de ritos, muitos deles derivando de outros.
Grande parte destes ritos se encontra atualmente extintos e uma parte com uso bastante restrito.
Ritual é o que contém o desenvolvimento prático de cerimônias previstas em determinados ritos, é a liturgia.
Para conhecimento citaremos alguns ritos adotados pela maçonaria:
- Rito Escocês Antigo e Aceito, possui trinta e três graus, com origem na França, surgido com os Stuarts ingleses refugiados na França, como tinham partidários escoceses o rito adquiriu o título. Os graus simbólicos: Aprendiz, Companheiro e Mestre é o mais utilizado no Brasil, Nos EUA e Inglaterra é mais utilizado a partir do quarto grau, quando se fala sobre o escocesismo. É um rito bastante difundido e conhecido, geralmente quando se fala sobre maçonaria as pessoas que não fazem parte dela, sempre comentam sobre o famoso grau trinta e três, muito mencionado inclusive em filmes.
- Rito Azul - Ancient Craft Masonry - Antiga Maçonaria de Ofício, como é conhecido na Inglaterra e EUA, que no Brasil recebeu o nome de Rito de York (Que adota vários rituais: Emulation, Bristol, Stability, Muggeridge, Claret, etc), que não devem ser confundidos com rito. Destituído primitivamente de qualquer importância quando surgiu com o nome de Rito Real Arco, depois tomou o nome de Rito de York, porque foi essa cidade, importante centro dos antigos maçons medievais, o que lhe valeu o cognome de “Meca da Maçonaria”. Na Inglaterra possui três graus simbólicos e um quarto grau denominado Santo Arco Real, considerado erroneamente por muitos como uma extensão do grau de mestre, tratas-se na realidade de outro grau. Nos EUA houve ampliação com outros graus e a Inglaterra tende a adotar o sistema americano.
- Rito Escocês Retificado, consiste na reformulação do Rito Escocês Antigo e Aceito, também conhecido como rito de Rito de Willermoz, pretendia trazer de volta as influências dos Cavaleiros Templários. Pouco utilizado.
- Rito de Schröeder, praticado na Alemanha, vizinhanças e algumas regiões da América do Sul.
- Rito Adoniramita, surgiu na França com quatro graus e posteriormente foi complementado com altos graus, desapareceu em seu país de origem, hoje, é mais praticado no Brasil, com algumas alterações.
- Rito Francês ou Moderno, com origem na França, com difusão na Bélgica, colônias francesas e países latino-americanos sob influência francesa. Suprimiu a obrigatoriedade da crença em Deus e na imortalidade da alma, causando rompimento com a Grande Loja Unida da Inglaterra que o considera um rito ateu.
- Rito Brasileiro, criado em Pernambuco, teve pouca duração, ficando adormecido praticamente até 1976, quando foi reativado, praticado apenas no Brasil, no simbolismo é uma cópia invertida do Rito Escocês Antigo e Aceito com 33 graus.
- Rito Sueco, praticado na Suécia, e vizinhanças, com doze graus sendo o 12° grau do rito, o Mestre Reinante, conferido apenas ao rei da Suécia.
- Rito de Mênfis ou Oriental, introduzido em Marselha na França, voltado para a tradição egípcia.
- Rito de Misraim ou Egípcio, acredita-se ter surgido na Itália, sendo posteriormente levado para a França. Misz significa Egito em hebraico, dizem que é derivado dos antigos Mistérios egípcios.
- Rito de Mênfis-Misraim, o rito de Mênfis foi criado em Montauban por maçons que haviam participado da missão no Egito com Napoleão Bonaparte. O rito de Misraim teve origem em Veneza. Após a fusão passou a ter 95 graus, sendo os mais altos apenas honoríficos. Pouco difundido.
- Rito da Estrita Observância, criado com fundamento nas antigas “Ordens de Cavalaria”. Deu origem aos ritos da Alta Observância e Exata Observância.
- Rito Heredon ou Perfeição, surgiu em Paris, com o primitivo nome de Imperadores do Oriente e do Ocidente, foi praticamente a origem do Rito Escocês Antigo e Aceito.
- Rito de Swenderborg, criado por um Sueco, deu origem posteriormente aos ritos denominados iluministas.
- Rito Escocês Filosófico, com onze graus, já extinto.
- Rito Operativo de Salomão, é o mais recente, foi criado na França em 1974, por membros da “Ordem Iniciática e Tradicional da Arte Real”. Possui nove graus.
- Rito Simbólico ou Maçonaria de São João, com cinco graus, provavelmente surgiu com a criação da Grande Loja da Inglaterra.
- Rito Sistema de Zinnendorf, criado em Berlim.
- Rito da Maçonaria Eclética, originou-se de uma aliança entre muitas lojas alemãs e algumas estrangeiras, com iniciativa da Loja Provincial de Frankfurt sobre o Meno e a de Wetzlar, no intuito de restituir à Maçonaria a sua pureza primitiva. Onde todas as Lojas eram Livres e Independentes e nenhuma loja aliada era subordinada a outras, todas são iguais. A Maçonaria deste sistema foi muito sensata e prestou notáveis serviços à Instituição.
- Rito Escocês Primitivo, praticado principalmente na Bélgica com trinta e três graus.
- Rito ou Sistema de Fessler, foi o rito da Grande Loja Royal York em Berlim, com prática em poucas oficinas.
- Rito dos Templários ou Ordem do Templo, com oito graus em três categorias.
- Rito Haitiano, muito simples, composto de três graus simbólicos e mais dois: Royal Arch e Cavaleiro Americano.
- Rito Irlandês, consta de quinze graus, em quatro classes.
- Rito de Adoção, criado na França, com influência da temática egípcia, voltado para mulheres.
- Rito Nacional Mexicano, praticado no México, América Central e sul dos Estados Unidos, nas áreas com influência de imigrantes hispano-americanos. Possui três graus simbólicos e seis superiores.
- Rito dos Arquitetos Africanos, com 11 graus, existe grande variação de datas e locais de sua fundação; em 1756 – em 1767 na Prússia – em 1787 na Áustria – com base na investigação histórica da maçonaria.
- Rito da Rosa Cruz de Ouro, com 9 graus, fundado em 1777 na Alemanha.
- Rito da Rosa Cruz de Ouro do Antigo Regime, fundado na Alemanha em 1781.
- Rito Eclético Lusitano, fundado em 1838 em Portugal.
- Rito Nacional Espanhol, fundado com origem no rito primitivo e original da maçonaria.
- Rito Universal Misto, fundado por Maria Deraismes e George Martin, também chamado de “O Direito Humano”, com origem no rito primitivo e original da maçonaria
- Rito da Estrela Flamejante, fundado em 1766.
- Rito Hermético, com nove graus, fundado por Dom Pernety, em 1766 em Avignon.
- Rito dos Filósofos Desconhecidos, rito alquímico fundado pelo Barão de Tschoudy.
- Rito Egípcio Feminino, com quatro graus, fundado com base nos rituais de Cagliostro.
Existem ainda, os ritos e rituais que são adotados pelas diversas associações ligadas à maçonaria.
Mencionamos para conhecimento, outros ritos existentes:
- Rito Azul com 3 graus, rito dos irmãos de São João com 5 graus, rito da Academia dos Sábios, rito da Academia dos Antigos, Rito da Ordem do Amaranto com 6 graus, rito da Ordem do Templo com 8 graus, rito dos Antigos Maçons Livres e Aceitos da Inglaterra com 7 graus, rito Socrático com 2 graus, rito da Marca 1 grau, rito do Grêmio com 3 graus, rito de York Antigo com 2 graus, rito dos Colégios da Irlanda com 9 graus, rito Capitular com 4 graus, rito Escocês dos sete graus, com 25 graus, rito da Ordem de Palladium com 2 graus, rito das Companheiras de Penélope com 2 graus, rito Escocês filosófico com 9 graus, rito das Lojas dos Três Globos com 7 graus, rito das Lojas Unidas dos Amigos de São Luiz com 16 graus, rito das Damas de Monte Tabor com 3 graus, rito Nacional da França, rito do Capítulo Primórdio dos Rosa-Cruzes Jacobita de Arras com 15 graus, rito Escocês fiel com 9 graus, rito de Ville-bru com 9 graus, rito dos Cavaleiros e Damas da Esperança, rito de Kilwinning com 3 graus, rito do Conselho da Sublime Loja Mãe dos Excelentes, do Globo Francês, rito Escocês Filosófico da Loja Mãe de Marselha com 12 graus, rito Rosaico com 2 graus, rito do Eleitos de Cohens com 9 graus, rito Escocês Primitivo com 25 graus, rito de Cryptica com 2 graus, rito da Cruz Vermelha de Constantino, rito do Melesino com 7 graus, rito da Ordem do Irmãos Negros, rito da Crata Repoa com 7 graus, rito da Grande Loja Real de York da Amizade de Berlim com 10 graus, rito da Rosa-Cruz Retificada com 4 graus, rito Primitivo de Namur com 33 graus, rito das Princesas Coroadas com 12 graus, rito dos Irmãos maniques, rito dos Adeptos do Hermetismo com 7 graus, rito da Origem da Perseverança, rito de Mesmer com 3 graus, rito de Enocil com 4 graus, rito Escocês Filosófico da Loja mãe de França com 10 graus, rito do Priorado de Gálias com 8 graus, rito Egípcio de Cagliostro com 97 graus, rito do Escocismo Reformado de San Martin com 7 graus, rito da Academia de Sagres, rito dos Iluministas da Baviera com 12 graus, rito dos Eleitos da Verdade com 14 graus, rito dos Irmãos Asiáticos com 6 graus, rito da Rosa com 2 graus, rito da Academia dos Verdadeiros Maçons, rito dos Iluminados de Avinhão com 9 graus, rito dos Filaletes com 12 graus, rito Primitivo de Narbona com 10 graus, rito dos Sublimes Mestres do Anel Luminoso com 3 graus, rito Dinamarquês com 5 graus, rito de Filadelfos com 10 graus, rito da Academia dos Sublimes Princípios do Cordeiro Luminoso com 3 graus, rito do Acampamento de Baldwin com 7 graus, rito dos Sublimes Mestres do Círculo da Luz, rito dos Irmãos Iniciados e Cavaleiros da Ásia com 8 graus, rito dos Cavaleiros e Damas da Rosa, rito Exegético, rito da Ordem dos Cavaleiros da Cidade Santa com 7 graus, rito Eclético Filosófico, rito Helvético Reformado, rito dos Cavaleiros e Damas da Pomba, rito da Ordem de São Joaquim, rito do Cavaleiro do Velocino de Ouro, rito do Capítulo Metropolitano de França com 80 graus, rito da União Alemã dos Quarenta com 6 graus, rito das Damas Rosa-Cruz, rito dos Cavaleiros do Tosão de Ouro com 5 graus, rito de Bahrdt com 6 graus, rito dos Irmãos Rosa-Cruz Alemã com 7 graus, rito de Orange com 3 graus, rito dos Iluminados Teosofistas com 9 graus, rito do Martinismo, rito do Príncipe de Nassau com 5 graus, rito dos Sofisianos com 3 graus, rito Escocês de Cerneau com 33 graus, rito dos Cavaleiros de Cristo, rito da Ordem Francesa dos Noachitas com 3 graus, rito de Etangs com 5 graus, rito de Menscheit, rito da Academia Platônica, rito do Ramo de oliveira com 3 graus, rito dos três Budas de Suave Sarça com 3 graus, rito Grande e Antigo da Escócia com 46 graus, rito do Grande Colégio dos Maçônicos Associados com 32 graus, rito maçônico da Sociedade Rosacruciana, rito dos arquitetos Antigos e Aceitos com 3 graus, rito da Antiga Ordem de Zuzunites, Rito de Adoção Americano, rito do Soberano Colégio dos EUA dos Graus Maçônicos com 17 graus, rito da Ordem do Shrine Branco de Jerusalém, rito do Martinismo retificado Inglês e Americano, rito das Damas dos Shrines Oriental da América do Norte, rito da Orden das Filhas do Nilo, Rito da Ordem de Molay, rito das filhas de Mokpnna, rito da Ordem Internacional das Filhas de Jó, rito das Filhas de Osíris, rito da Ordem das Garotas do Arco Iris, rito Flor de Acácia, rito da Ordem dos Construtores com 2 graus, rito das Princesas Sharemkhu do Antigo Egito, Rito da Ordem Estrelas do Oriente, rito da Ordem da Cadeia de Ouro, rito das Heroinas de Jericó com 3 graus, rito da Ordem de Joana d’arc com 4 graus, rito Antigo de Toltec, rito Cavalheiresco com 30 graus, rito da Consagrada História Felocresciana com 3 graus, rito dos Frates Lucis com 5 graus, rito de Hecart com 5 graus, rito dos Cavaleiros da Pureza e da Luz com 5 graus, rito dos Sacerdotes dos Cavaleiros Templários do Real Arco com 33 graus, rito Les Plus Secrets Mystéres com 7 graus, rito de Fustier com 28 graus, rito da Lata Observância com 10 graus, rito do Zodíaco com 12 graus, rito Pitagórico com 3 graus, rito dos Anônimos com 3 graus, rito de Adoção de Lowtons com 1 grau, rito dos Cavaleiros da Estrela da Síria com 3 graus, rito do Tribunal Secreto de Westphalia com 2 graus, rito dos Iluminados,
Rito da Ordem das Filhas do Deserto, rito da Sublime Dama Eleita, rito das Esposas e Filhas dos Maçons, rito das Filhas de Zelophead, rito dos Invisíveis, rito dos Perfeitos Iniciados Egípcios, rito dos Magos, rito de Mesa, rito da Lembrança, rito dos Compagnonagem, rito Alexandrino, rito de Tien-for-whe, rito da Purificação, rito da Instalação, rito da Carbonária, rito das Lojas Lautaro, rito do Apostolado, rito de Perambulaçao, rito Otomano, rito Xerofagista, rito Vátrico, rito Órfico, rito de Schrepfer, rito da Rosa Magnética, rito Escocês Trinitário, rito da Ordem dos Maçons Místicos, rito das Amazonas, rito do Grande Conclave do Monitor Secreto, rito de Harodin, rito dos Shrines Negros, rito Antigo de Bouillon Ocultistas, rito da Ordem da Cruz e da Coroa.
Não existe uma instituição universal que possa dar legitimidade para os ritos, eles são legítimos por si mesmo, assim como, o são os rituais.
Não existe uma instituição que possa se considerar proprietária da maçonaria, e de seu ensino, bem como, nenhuma instituição é proprietária do simbolismo Místico e Esotérico do esquadro e do compasso, ele é milenar e foram adotados por várias instituições relativamente novas, dentre elas, a maçonaria.
Cada rito tem a pretensão de ser mais antigo e mais regular que os outros existentes.
PEDRO NEVES.’. M.’. I.’. 33
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RITOS E RITUAIS
Rito é o conjunto de regras, métodos e cerimônias que regem determinadas instituições.
Na maçonaria já existiram mais de quatro centenas de diferentes tipos de ritos, muitos deles derivando de outros.
Grande parte destes ritos se encontra atualmente extintos e uma parte com uso bastante restrito.
Ritual é o que contém o desenvolvimento prático de cerimônias previstas em determinados ritos, é a liturgia.
Para conhecimento citaremos alguns ritos adotados pela maçonaria:
- Rito Escocês Antigo e Aceito, possui trinta e três graus, com origem na França, surgido com os Stuarts ingleses refugiados na França, como tinham partidários escoceses o rito adquiriu o título. Os graus simbólicos: Aprendiz, Companheiro e Mestre é o mais utilizado no Brasil, Nos EUA e Inglaterra é mais utilizado a partir do quarto grau, quando se fala sobre o escocesismo. É um rito bastante difundido e conhecido, geralmente quando se fala sobre maçonaria as pessoas que não fazem parte dela, sempre comentam sobre o famoso grau trinta e três, muito mencionado inclusive em filmes.
- Rito Azul - Ancient Craft Masonry - Antiga Maçonaria de Ofício, como é conhecido na Inglaterra e EUA, que no Brasil recebeu o nome de Rito de York (Que adota vários rituais: Emulation, Bristol, Stability, Muggeridge, Claret, etc), que não devem ser confundidos com rito. Destituído primitivamente de qualquer importância quando surgiu com o nome de Rito Real Arco, depois tomou o nome de Rito de York, porque foi essa cidade, importante centro dos antigos maçons medievais, o que lhe valeu o cognome de “Meca da Maçonaria”. Na Inglaterra possui três graus simbólicos e um quarto grau denominado Santo Arco Real, considerado erroneamente por muitos como uma extensão do grau de mestre, tratas-se na realidade de outro grau. Nos EUA houve ampliação com outros graus e a Inglaterra tende a adotar o sistema americano.
- Rito Escocês Retificado, consiste na reformulação do Rito Escocês Antigo e Aceito, também conhecido como rito de Rito de Willermoz, pretendia trazer de volta as influências dos Cavaleiros Templários. Pouco utilizado.
- Rito de Schröeder, praticado na Alemanha, vizinhanças e algumas regiões da América do Sul.
- Rito Adoniramita, surgiu na França com quatro graus e posteriormente foi complementado com altos graus, desapareceu em seu país de origem, hoje, é mais praticado no Brasil, com algumas alterações.
- Rito Francês ou Moderno, com origem na França, com difusão na Bélgica, colônias francesas e países latino-americanos sob influência francesa. Suprimiu a obrigatoriedade da crença em Deus e na imortalidade da alma, causando rompimento com a Grande Loja Unida da Inglaterra que o considera um rito ateu.
- Rito Brasileiro, criado em Pernambuco, teve pouca duração, ficando adormecido praticamente até 1976, quando foi reativado, praticado apenas no Brasil, no simbolismo é uma cópia invertida do Rito Escocês Antigo e Aceito com 33 graus.
- Rito Sueco, praticado na Suécia, e vizinhanças, com doze graus sendo o 12° grau do rito, o Mestre Reinante, conferido apenas ao rei da Suécia.
- Rito de Mênfis ou Oriental, introduzido em Marselha na França, voltado para a tradição egípcia.
- Rito de Misraim ou Egípcio, acredita-se ter surgido na Itália, sendo posteriormente levado para a França. Misz significa Egito em hebraico, dizem que é derivado dos antigos Mistérios egípcios.
- Rito de Mênfis-Misraim, o rito de Mênfis foi criado em Montauban por maçons que haviam participado da missão no Egito com Napoleão Bonaparte. O rito de Misraim teve origem em Veneza. Após a fusão passou a ter 95 graus, sendo os mais altos apenas honoríficos. Pouco difundido.
- Rito da Estrita Observância, criado com fundamento nas antigas “Ordens de Cavalaria”. Deu origem aos ritos da Alta Observância e Exata Observância.
- Rito Heredon ou Perfeição, surgiu em Paris, com o primitivo nome de Imperadores do Oriente e do Ocidente, foi praticamente a origem do Rito Escocês Antigo e Aceito.
- Rito de Swenderborg, criado por um Sueco, deu origem posteriormente aos ritos denominados iluministas.
- Rito Escocês Filosófico, com onze graus, já extinto.
- Rito Operativo de Salomão, é o mais recente, foi criado na França em 1974, por membros da “Ordem Iniciática e Tradicional da Arte Real”. Possui nove graus.
- Rito Simbólico ou Maçonaria de São João, com cinco graus, provavelmente surgiu com a criação da Grande Loja da Inglaterra.
- Rito Sistema de Zinnendorf, criado em Berlim.
- Rito da Maçonaria Eclética, originou-se de uma aliança entre muitas lojas alemãs e algumas estrangeiras, com iniciativa da Loja Provincial de Frankfurt sobre o Meno e a de Wetzlar, no intuito de restituir à Maçonaria a sua pureza primitiva. Onde todas as Lojas eram Livres e Independentes e nenhuma loja aliada era subordinada a outras, todas são iguais. A Maçonaria deste sistema foi muito sensata e prestou notáveis serviços à Instituição.
- Rito Escocês Primitivo, praticado principalmente na Bélgica com trinta e três graus.
- Rito ou Sistema de Fessler, foi o rito da Grande Loja Royal York em Berlim, com prática em poucas oficinas.
- Rito dos Templários ou Ordem do Templo, com oito graus em três categorias.
- Rito Haitiano, muito simples, composto de três graus simbólicos e mais dois: Royal Arch e Cavaleiro Americano.
- Rito Irlandês, consta de quinze graus, em quatro classes.
- Rito de Adoção, criado na França, com influência da temática egípcia, voltado para mulheres.
- Rito Nacional Mexicano, praticado no México, América Central e sul dos Estados Unidos, nas áreas com influência de imigrantes hispano-americanos. Possui três graus simbólicos e seis superiores.
- Rito dos Arquitetos Africanos, com 11 graus, existe grande variação de datas e locais de sua fundação; em 1756 – em 1767 na Prússia – em 1787 na Áustria – com base na investigação histórica da maçonaria.
- Rito da Rosa Cruz de Ouro, com 9 graus, fundado em 1777 na Alemanha.
- Rito da Rosa Cruz de Ouro do Antigo Regime, fundado na Alemanha em 1781.
- Rito Eclético Lusitano, fundado em 1838 em Portugal.
- Rito Nacional Espanhol, fundado com origem no rito primitivo e original da maçonaria.
- Rito Universal Misto, fundado por Maria Deraismes e George Martin, também chamado de “O Direito Humano”, com origem no rito primitivo e original da maçonaria
- Rito da Estrela Flamejante, fundado em 1766.
- Rito Hermético, com nove graus, fundado por Dom Pernety, em 1766 em Avignon.
- Rito dos Filósofos Desconhecidos, rito alquímico fundado pelo Barão de Tschoudy.
- Rito Egípcio Feminino, com quatro graus, fundado com base nos rituais de Cagliostro.
Existem ainda, os ritos e rituais que são adotados pelas diversas associações ligadas à maçonaria.
Mencionamos para conhecimento, outros ritos existentes:
- Rito Azul com 3 graus, rito dos irmãos de São João com 5 graus, rito da Academia dos Sábios, rito da Academia dos Antigos, Rito da Ordem do Amaranto com 6 graus, rito da Ordem do Templo com 8 graus, rito dos Antigos Maçons Livres e Aceitos da Inglaterra com 7 graus, rito Socrático com 2 graus, rito da Marca 1 grau, rito do Grêmio com 3 graus, rito de York Antigo com 2 graus, rito dos Colégios da Irlanda com 9 graus, rito Capitular com 4 graus, rito Escocês dos sete graus, com 25 graus, rito da Ordem de Palladium com 2 graus, rito das Companheiras de Penélope com 2 graus, rito Escocês filosófico com 9 graus, rito das Lojas dos Três Globos com 7 graus, rito das Lojas Unidas dos Amigos de São Luiz com 16 graus, rito das Damas de Monte Tabor com 3 graus, rito Nacional da França, rito do Capítulo Primórdio dos Rosa-Cruzes Jacobita de Arras com 15 graus, rito Escocês fiel com 9 graus, rito de Ville-bru com 9 graus, rito dos Cavaleiros e Damas da Esperança, rito de Kilwinning com 3 graus, rito do Conselho da Sublime Loja Mãe dos Excelentes, do Globo Francês, rito Escocês Filosófico da Loja Mãe de Marselha com 12 graus, rito Rosaico com 2 graus, rito do Eleitos de Cohens com 9 graus, rito Escocês Primitivo com 25 graus, rito de Cryptica com 2 graus, rito da Cruz Vermelha de Constantino, rito do Melesino com 7 graus, rito da Ordem do Irmãos Negros, rito da Crata Repoa com 7 graus, rito da Grande Loja Real de York da Amizade de Berlim com 10 graus, rito da Rosa-Cruz Retificada com 4 graus, rito Primitivo de Namur com 33 graus, rito das Princesas Coroadas com 12 graus, rito dos Irmãos maniques, rito dos Adeptos do Hermetismo com 7 graus, rito da Origem da Perseverança, rito de Mesmer com 3 graus, rito de Enocil com 4 graus, rito Escocês Filosófico da Loja mãe de França com 10 graus, rito do Priorado de Gálias com 8 graus, rito Egípcio de Cagliostro com 97 graus, rito do Escocismo Reformado de San Martin com 7 graus, rito da Academia de Sagres, rito dos Iluministas da Baviera com 12 graus, rito dos Eleitos da Verdade com 14 graus, rito dos Irmãos Asiáticos com 6 graus, rito da Rosa com 2 graus, rito da Academia dos Verdadeiros Maçons, rito dos Iluminados de Avinhão com 9 graus, rito dos Filaletes com 12 graus, rito Primitivo de Narbona com 10 graus, rito dos Sublimes Mestres do Anel Luminoso com 3 graus, rito Dinamarquês com 5 graus, rito de Filadelfos com 10 graus, rito da Academia dos Sublimes Princípios do Cordeiro Luminoso com 3 graus, rito do Acampamento de Baldwin com 7 graus, rito dos Sublimes Mestres do Círculo da Luz, rito dos Irmãos Iniciados e Cavaleiros da Ásia com 8 graus, rito dos Cavaleiros e Damas da Rosa, rito Exegético, rito da Ordem dos Cavaleiros da Cidade Santa com 7 graus, rito Eclético Filosófico, rito Helvético Reformado, rito dos Cavaleiros e Damas da Pomba, rito da Ordem de São Joaquim, rito do Cavaleiro do Velocino de Ouro, rito do Capítulo Metropolitano de França com 80 graus, rito da União Alemã dos Quarenta com 6 graus, rito das Damas Rosa-Cruz, rito dos Cavaleiros do Tosão de Ouro com 5 graus, rito de Bahrdt com 6 graus, rito dos Irmãos Rosa-Cruz Alemã com 7 graus, rito de Orange com 3 graus, rito dos Iluminados Teosofistas com 9 graus, rito do Martinismo, rito do Príncipe de Nassau com 5 graus, rito dos Sofisianos com 3 graus, rito Escocês de Cerneau com 33 graus, rito dos Cavaleiros de Cristo, rito da Ordem Francesa dos Noachitas com 3 graus, rito de Etangs com 5 graus, rito de Menscheit, rito da Academia Platônica, rito do Ramo de oliveira com 3 graus, rito dos três Budas de Suave Sarça com 3 graus, rito Grande e Antigo da Escócia com 46 graus, rito do Grande Colégio dos Maçônicos Associados com 32 graus, rito maçônico da Sociedade Rosacruciana, rito dos arquitetos Antigos e Aceitos com 3 graus, rito da Antiga Ordem de Zuzunites, Rito de Adoção Americano, rito do Soberano Colégio dos EUA dos Graus Maçônicos com 17 graus, rito da Ordem do Shrine Branco de Jerusalém, rito do Martinismo retificado Inglês e Americano, rito das Damas dos Shrines Oriental da América do Norte, rito da Orden das Filhas do Nilo, Rito da Ordem de Molay, rito das filhas de Mokpnna, rito da Ordem Internacional das Filhas de Jó, rito das Filhas de Osíris, rito da Ordem das Garotas do Arco Iris, rito Flor de Acácia, rito da Ordem dos Construtores com 2 graus, rito das Princesas Sharemkhu do Antigo Egito, Rito da Ordem Estrelas do Oriente, rito da Ordem da Cadeia de Ouro, rito das Heroinas de Jericó com 3 graus, rito da Ordem de Joana d’arc com 4 graus, rito Antigo de Toltec, rito Cavalheiresco com 30 graus, rito da Consagrada História Felocresciana com 3 graus, rito dos Frates Lucis com 5 graus, rito de Hecart com 5 graus, rito dos Cavaleiros da Pureza e da Luz com 5 graus, rito dos Sacerdotes dos Cavaleiros Templários do Real Arco com 33 graus, rito Les Plus Secrets Mystéres com 7 graus, rito de Fustier com 28 graus, rito da Lata Observância com 10 graus, rito do Zodíaco com 12 graus, rito Pitagórico com 3 graus, rito dos Anônimos com 3 graus, rito de Adoção de Lowtons com 1 grau, rito dos Cavaleiros da Estrela da Síria com 3 graus, rito do Tribunal Secreto de Westphalia com 2 graus, rito dos Iluminados,
Rito da Ordem das Filhas do Deserto, rito da Sublime Dama Eleita, rito das Esposas e Filhas dos Maçons, rito das Filhas de Zelophead, rito dos Invisíveis, rito dos Perfeitos Iniciados Egípcios, rito dos Magos, rito de Mesa, rito da Lembrança, rito dos Compagnonagem, rito Alexandrino, rito de Tien-for-whe, rito da Purificação, rito da Instalação, rito da Carbonária, rito das Lojas Lautaro, rito do Apostolado, rito de Perambulaçao, rito Otomano, rito Xerofagista, rito Vátrico, rito Órfico, rito de Schrepfer, rito da Rosa Magnética, rito Escocês Trinitário, rito da Ordem dos Maçons Místicos, rito das Amazonas, rito do Grande Conclave do Monitor Secreto, rito de Harodin, rito dos Shrines Negros, rito Antigo de Bouillon Ocultistas, rito da Ordem da Cruz e da Coroa.
Não existe uma instituição universal que possa dar legitimidade para os ritos, eles são legítimos por si mesmo, assim como, o são os rituais.
Não existe uma instituição que possa se considerar proprietária da maçonaria, e de seu ensino, bem como, nenhuma instituição é proprietária do simbolismo Místico e Esotérico do esquadro e do compasso, ele é milenar e foram adotados por várias instituições relativamente novas, dentre elas, a maçonaria.
Cada rito tem a pretensão de ser mais antigo e mais regular que os outros existentes.
PEDRO NEVES.’. M.’. I.’. 33
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