quinta-feira, 1 de maio de 2008

MAÇONARIA - LEGITIMIDADE

MAÇONARIA
LEGITIMIDADE

Os buscadores do conhecimento Místico, esotérico e espiritual, nas Ordens Iniciáticas, devem procurar sempre usar o livre arbítrio em suas avaliações.
É de praxe, que todas as Ordens Iniciáticas, sem exceção, digam que são as legítimas herdeiras de Abraão, Noé, Moisés, Salomão, Thutankamon, etc. Quanto mais antiga (tempo, idade, referência temporal), pensam que mais legítima ela será.
Não é por trilhar o caminho em determinadas obediências, que o buscador se tornará legítimo, O mais importante é o resultado a ser obtido.
Aprendemos que antiguidade é posto apenas no militarismo.
Para que uma Ordem Iniciática ou obediência sejam consideradas sérias, não é necessário tenham documentos da época de Salomão ou thutankamon, se é que os possuem. Os documentos podem se criados ou alterados com verdades ou mentiras, ou ambas em conjunto.
A regularidade de uma ordem se dá com o cumprimento de seus objetivos estatutários.
Os papeis valem apenas para se “tentar” legitimar as Ordens.
Para se chegar ao objetivo, pode-se trilhar diversos caminhos, que devem ser analisados somente após serem observados, experimentados e sobretudo comparados ( processo empírico).
A fraternidade tão propalada em Ordens Iniciática, nem sempre é verdadeira, os associados raramente se intervisitam, não procuram se conhecer fora dos encontros. Nem sempre são solidários, se julgam donos da verdade. Isso ocorre nas Templárias, Gnósticas, Rosacruzes, Maçônicas, etc.
Ao ingressarmos em uma Ordem Iniciática, temos que ter conhecimento, que o que nos vai ser passado, já foi descoberto e revelado, não existe mistérios a serem descobertos. Tudo já foi escrito, publicado e divulgado a outros.
As Organizações iniciáticas, organizam o que recebem da “tradição”, ou seja, o conjunto de símbolos comuns a todas as Ordens Iniciáticas e Religiosas, que não são de propriedade exclusiva a nenhuma delas, e os repassam para os seus adeptos, afim de orienta-los na caminhada.
As Ordens Iniciáticas, jamais se unificarão, são todas como frutos de uma árvore, que ao caírem ao solo espalham a sua semente que irão se frutificar em novas árvores. Mas, sempre farão parte do mesmo ramo, não são desconhecidas. Devem porém, viver sempre em harmonia e concórdia.
Quem venha a pertencer a uma Ordem Iniciática, e a julgue legítima, deve parar para pensar que se ele um dia mudar para outra, ele não poderá se tornar ilegítimo, e que o contrário também é verdadeiro, se ele não for considerado legítimo, se mudar para outra imediatamente será considerado legítimo, tudo isso, em apenas 24 horas. O que é importante? Seguir e cumprir as normas iniciáticas, ou fazer parte de uma ordem ou outra. Afinal, você não deixa de ser você, em nenhuma delas, a sua personalidade não muda.
Temos a obrigação de oferecer o melhor de nós dentro de cada Ordem, respeitando as demais, salientando as semelhanças e não as diferenças.
Como se diz, somos todos irmãos.
Devemos estar de pé e à ordem, com a chegada de um novo dia.
Que tudo nos una, que nada nos separe.


SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br

Nenhum comentário: