UNILOJAS, UMA POTÊNCIA MAÇÔNICA SEM COBRANÇA DE TAXAS.
Porque nos filiamos na UNILOJAS.
Constituída por maçons de destaque em outras potências e obediências, e com grande experiência administrativa, com o pensamento voltado para o engrandecimento da maçonaria, a UNILOJAS inovou ao não cobrar taxas de suas lojas filiadas, pois, as lojas são livres e independentes, como no início da maçonaria.
Não se faz uma potência ou obediência forte, explorando e sugando as lojas, deixando as lojas de menor poder aquisitivo de pires na mão. As maiorias das lojas maçônicas não suportam as taxas que lhe são impostas: iniciações, elevações, exaltações, quadro de obreiros, etc. Invariavelmente as lojas pagam aluguéis, condomínios, limpeza, etc. Resultado: Grão-mestrado das potências e obediências fortes, com muito dinheiro no caixa e as lojas em sua maioria ficam cada vez mais fracas, e dependentes, com quadro de obreiros reduzidos, em sua maioria, com menos de trinta obreiros, sendo que, boa parte destes são infreqüentes e não contribuem ativamente com os cofres da loja.
Nas potências, os oficiais da administração do grão-mestrado geralmente não recebem salários, ex: Grande loja Maçônica de Minas Gerais; nas obediências, os oficiais geralmente recebem grandes salários, que a maioria não teria condições de receber fora da maçonaria, mas, os demais irmãos preferem ignorar este fato e lhes dão uma condição de remuneração que outros não possuem dentro das várias lojas.
Os irmãos que não fossem independentes financeiramente no mundo profano, não deveriam se candidatar a cargos eletivos, que deveriam ser exercidos sem remuneração, pois, “quem não tem condições não se estabeleça”.
O maior absurdo acontece com as lojas que possuem patrimônio e que em caso de transferência para outra potência, são obrigadas a passarem para a antiga obediência o patrimônio que tanto suaram para construir. Quando é que as lojas vão acordar?
Os administradores da UNILOJAS perceberam que se as lojas não tivessem que recolher tantas taxas, elas poderiam se tornar independentes e fortes e terem o seu próprio templo e outros patrimônios, administrar melhor as suas finanças, pois, se as lojas buscam os futuros obreiros no mundo profano, são elas que deveriam gerir as taxas cobradas e oferecerem maiores benefícios para os integrantes dos seus quadros, que não raras vezes, necessitam do amparo de outros irmãos, hoje ocorre o contrário, os poderes centrais é que se beneficiam sempre.
Na UNILOJAS, a administração não é remunerada e caso haja alguma doação ela é feita pelas lojas de maneira espontânea. Aqui deu certo, será que algum dia, esta forma de administrar irá ser adotada por outras potências e obediências?
Aguardemos o futuro.
LOJA MAÇÔNICA ROMA
SITE: lojamaconicaroma.blogspot.com
Sites maçônicos:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA VISITE O SITE: (www.pedroneves.recantodasletras.com.br) CLICAR EM LIVROS À VENDA.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Faço parte da Glojargs, que tem boa administração. Quem cuida da burocracia é remunerado. A maioria não iniciada nos mistérios!
Tem um bom seguro para cobrir despesas em caso de morte da cunhada e/ou do irmão.
Tem um substancial quadro, vem num crescente! A administração tem se mostrado muito séria.
Postar um comentário