segunda-feira, 14 de julho de 2008

MAÇONARIA ARTE E SIMBOLISMO - 11 - O LIVRO DOS SETE SELOS


11
O LIVRO DOS SETE SELOS

“O iniciante tem agora “sete anos ou mais” e prossegue o trabalho de escavação e de leitura do grande livro da natureza; alcançou os infernos de seu Saturno e tende ao seu Sol”.

Livre interpretação da obra do pintor Di Prinzio, por Pedro Neves.

A Bíblia Sagrada no livro do Apocalipse (que trata das revelações) do apóstolo S. João, capítulos 5, 6, 7, 8, 9 e 10, consta a descrição do livro dos sete selos e com sete anjos, que representam os sete espíritos de Deus enviados a toda a Terra.
Nas religiões monoteístas como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo e o zoroastrismo, os anjos são considerados espíritos puros e inteligentes, de natureza sobre-humana, mensageiros ou intermediários da Divindade. Certas escolas esotéricas consideram que os espíritos planetários ou regentes de cada planeta do Sistema Solar têm embaixadores ou representantes angélicos na Terra. As funções simbólicas desses embaixadores são distribuídas da seguinte forma:
Sol – arcanjo Miguel, símbolo da autoridade, poder e dignidade de Deus.
Lua – arcanjo Gabriel, símbolo do nascimento e dos processos de geração.
Mercúrio – arcanjo Rafael, símbolo do poder divino de cura e da proteção.
Vênus – arcanjo Anael, símbolo do amor, a bondade, a arte e a virtude divina.
Marte – arcanjo Samael, símbolo da energia dinâmica de Deus, a da força construtiva e do entusiasmo.
Júpiter – arcanjo Zacariel, símbolo do altruísmo, generosidade e fraternidade humana.
Saturno – arcanjo Cassiel, símbolo da justiça, direito e Suprema Ordem Divina.
O candelabro de sete velas (Menorah), utilizado em muitas religiões para suportar velas, o candelabro é símbolo da luz espiritual como elemento de salvação. O número de seus braços tem significado preciso, aludindo a sentidos cósmicos, místicos e cabalísticos.
Os círculos, símbolos universais ou arquétipos da totalidade ou da eternidade, e simboliza o processo evolutivo do universo no sistema hieroglífico egípcio. O círculo denota as formas cósmicas em movimento, ou a relação entre a unidade e a multiplicidade, entre o centro e o círculo. Representa a perfeição divina e a perpetuidade de Deus. O círculo ou disco é emblema de tipo solar. Junto à roda e à esfera, simboliza também o dinamismo psíquico, o mundo manifestado, a unidade interna da matéria, tudo que é preciso e regular; a harmonia universal.
PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. 33
Site maçônico: www.pedroneves.recantodasletras.com.br

2 comentários:

Samuel Gonçalves disse...

Parece que não tenho mais nada a dizer...e...parece que quero mais...me adentrar, estar, sentir, ser, cumprir o ordenado... estou em lagrimas e pavor...li tudo que posso compreender neste momento, maravilhoso...maravilhoso. Meu nome é Samuel Gonçalves Vieira Jundiaí - SP, estudante de Ed.Fisica ESEFJ.

Rafael Scheer disse...

O candelabro significa as sete virtudes ou sentidos e suas ramificacoes ... deste ponto de vista significa como e dificil abrir e aprimorar nossas virtudes ... aquele que consegue .... para certas irmandades seria o legitimo cavaleiro de deus .... ( jesus se enquadrou perfeitamente ) deixando meio mundo de ricos e poderosos preocupados . A lenda tb diz que aquele que tenha seu candelabro aceso ... lutara com demonios reais ... mediante tentacoes constantes em todas as esferas ... da visao ate o tato e assim vai . ( o que e a verdadeira luta da vida ... a ganancia .... a gula ... a ira ... e tudo o mais ) ( concretizando assim outra lenda .... a do santo guerreiro ) por isso ... algumas crencas defendem que satanaz venceu a luta ( A perda de paciencia de cristo no templo ... e a suposta paixao por maria madalena ) . Porem ... maria madalena era sua espisa ... e no templo ... a tracao do povo ja estava concretizada . Muitas vezes ... sim ... se deve ser energico .... a casa do pai esta repleta de ratos ate hj .... e jesus nao agrediu ninguem . Nao se tem relatos dele dando socos em ninguem ....porem ... foi um banquete para dizerem em segredovque ele nao era ele .... e sim ... mais um farsante .......